Logo CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal realiza júri popular de vinhos e espumantes
Juripopular Geral

Evento reuni público em geral para degustação no sábado (18), em Brasília (DF)

20 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (20/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil realizou, no sábado (18), em Brasília (DF), a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal para escolher os melhores vinhos e espumantes de produtores o país. O evento atraiu o público em geral que esteve no shopping Casapark, na capital federal.

Os visitantes experimentaram 20 rótulos nacionais, divididos em quatro categorias (cinco em cada): vinho branco; vinho tinto; espumante moscatel; e espumante método charmat ou tradicional. As amostras finalistas do concurso são do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.

Para o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o concurso tem o intuito de identificar bons produtos, potencializar a divulgação e levar renda ao produtor rural brasileiro. “O objetivo é mostrar para a população brasileira a qualidade dos vinhos e espumantes produzidos nas diversas regiões do país, reconhecer o trabalho dos produtores e aproximá-los dos consumidores finais”, afirmou.

Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA

O júri popular contou com a participação de mais de 100 pessoas, que degustaram os vinhos e espumantes e votaram nos melhores rótulos de acordo com suas avaliações. A degustação foi realizada sem acesso às informações dos produtos. Os jurados puderam experimentar, apenas uma vez, cada um dos rótulos e deram suas notas em um tablet.

Imagem

“Foram servidas cerca de 4 mil doses das bebidas. O evento superou as nossas expectativas e o público compareceu em peso, tanto pessoas já entendidas sobre vinho quanto de outras apreciadoras da bebida. Todos interessados em saber mais sobre os rótulos finalistas”, destacou a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina.

Mais de 4 mil doses foram servidas no júri popular Mais de 4 mil doses foram servidas no júri popular

O casal Juliana Rodrigues Trinca e Cobausc Lima dos Santos, que passava pelo Casapark, participou pela primeira vez de um concurso nesse formato e aprovou a iniciativa da CNA. “Achei a dinâmica muito interessante e diferente. O fato de a gente não ter informações sobre o que estávamos provando foi muito bom. Provamos e demos notas sem sermos tendenciosos sobre regiões, por exemplo. Uma oportunidade legal para quem não expert no assunto, mas é um apreciador de vinhos, poder dar o seu palpite”, disse Santos.

Juliana Rodrigues Trinca e Cobausc Lima dos Santos Juliana Rodrigues Trinca e Cobausc Lima dos Santos

Após participar da degustação, Juliana destacou a qualidade dos produtos. “Gostei de todos os rótulos, achei a qualidade muito boa, ainda mais porque já vem analisado por um júri técnico”, ressaltou. O casal afirmou que irá acompanhar a finalização do concurso, já de olho nas marcas dos rótulos vencedores. “Já tiramos foto dos códigos de algumas garrafas para podermos conferir o resultado final”, afirmou Santos.

André Luiz Azevedo durante degustação dos vinhos e espumantes André Luiz Azevedo durante degustação dos vinhos e espumantes

Para André Luiz Azevedo, participante do júri popular, o concurso é uma boa oportunidade de mostrar aos brasileiros a qualidade dos vinhos nacionais. “Essa iniciativa é ótima e com certeza o público vai sair daqui com o vinho nacional num lugar mais alto, onde ele merece estar. É uma boa oportunidade de mostrar para o brasileiro o potencial do vinho nacional”, disse.

Próxima etapa – A última etapa do concurso é a análise das histórias dos vinhos e espumantes, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades.

Segundo a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, o concurso traz uma oportunidade de toda a cadeia de vinhos e espumantes do Brasil se mostre ao consumidor. “Temos produtos muito interessantes no Brasil, com diferenças e especificidades em cada uma das regiões do país, e fazer com que o próximo consumidor brasileiro valorize e reconheça que produtores nacionais também podem ter muita qualidade. É uma oportunidade também que produtores busquem se profissionalizar, cada vez mais, com produtores de grande qualidade”, destacou.

Imagem

O prêmio que irá escolher os melhores vinhos e espumantes do Brasil é realizado pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.

Imagem

A iniciativa faz parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que tem o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

“A ideia quando a CNA criou o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais foi ajudar o produtor a se regularizar, a melhorar a legislação para deixa-la mais acessível e segura a todos, fazendo a capacitação de todo processo produtivo, dentro das questões tributárias e da agregação de valor”, explicou Lucchi.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram reconhecidos produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e azeites.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação