Logo CNA

Rio Grande do Norte

  Por meio do Senar/RN, Agronordeste III vai atender 2.500 produtores rurais do RN
Whats App Image 2023 04 27 at 09 01 59

No encontro, 83 técnicos de campo e seis supervisores participaram da primeira reunião de alinhamento das atividades do programa

27 de abril 2023

A Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR/RN) atenderá 2.500 produtores rurais por meio do programa Agronordeste III. Nesta quarta-feira (26), 83 técnicos de campo e seis (6) supervisores participaram da primeira reunião de alinhamento de direcionamento das atividades do programa que contemplará todo o território do Rio Grande do Norte. O encontro também contou com a participação do presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira e do superintendente do SENAR/RN, Luiz Henrique Paiva.

“Uma propriedade rural precisa ser viável economicamente e tenho conhecimento da responsabilidade de cada técnico de campo, que estão literalmente na ponta em contato com os nossos produtores, o trabalho dos técnicos reflete diretamente no sucesso do produtor rural, como também, no trabalho do Senar”, destacou Zé Vieira, que ainda reforçou o pedido de comprometimento e resultado principalmente para os novos técnicos de campo que estão iniciando a trajetória profissional.

O Agronordeste é um plano de ação criado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e desenvolvido em parcerias como, por exemplo, a do Sistema CNA/Senar, que oferece Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores cadastrados no programa. A iniciativa promove ações para a melhoria de gestão, inclusão produtiva, aumento de produtividade e lucratividade de propriedades rurais, fomento do empreendedorismo e a inovação e difusão de tecnologias de gestão.

Na reunião, a equipe da ATeG do SENAR/RN, explanou as diretrizes do Agronordeste III, a divisão das equipes por polo, as capacitações do SISATEG, o curso metodológico ATeG e o sistema Ping. “A reunião de alinhamento também marcou o início do Agronordeste III – que vai atender até 2.500 produtores. Então esse encontro com técnicos novos para entender a metodologia. O projeto já deve iniciar em maio”, destacou Izaura Sales – Gerente de ATeG.

Uma das novas técnicas de campo é a zootecnista Eliza Maria, que tem boas perspectivas para sua atuação no projeto “Muito feliz pela oportunidade única, vejo que vou poder contribuir para o crescimento da cadeia da suinocultura aqui no RN e vou aprender muito com os produtores rurais”, disse. Não diferente, o técnico em Agropecuária, Kaiky Brito, vai atender os produtores da cadeia da ovinocaprinocultura da região Seridó. “Como técnico de campo, minha meta é o aumento da produção e o fortalecimento da cadeia na região que vou acompanhar os produtores”.

De técnica de campo a supervisora de ATeG, a zootecnista Carolina Chaves, destaca que é um desafio após três ano atuando na assistência técnica. “O objetivo é fazer o elo dos técnicos de campo com a coordenação regional para oferecer uma assistência de qualidade para o nosso produtor, visando resultados satisfatórios assim como aconteceu nos projetos anteriores”, enfatizou Carolina.

O superintende do SENAR/RN, Luiz Henrique Paiva, destacou aos novos profissionais que prestarão serviços o trabalho desenvolvido pela regional do SENAR e o crescimento das ações da instituição, enfatizando a atuação da assistência técnica. “Temos muito orgulho de observar que nossos ex-alunos formandos pela Formação Técnica vão atuar como nossos profissionais e colaborando para o crescimento das cadeias produtivas e visando melhorar a vida do homem do campo”.

Matérias Relacionadas