Logo CNA

Rio Grande do Norte

Por meio da Assistência Técnica do SENAR/RN, produtor conquista certificação sanitária da propriedade
Whats App Image 2022 08 22 at 09 30 02

Produtor pode atender o mercado fornecendo leite e seus derivado

22 de agosto 2022

O produtor rural Marcelo Roque, do município de Parelhas/RN, atendido nos projetos Agronordeste e Agroindústria, ambos do SENAR/RN, conquistou o certificado de estabelecimento livre da Brucelose e Tuberculose, a certificação foi o primeiro emitido neste ano pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN). A certificação atende à legislação estadual que estabelece regras para produção e comercialização de queijos e derivados lácteos artesanais.

O processo de certificação se deu a partir da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/RN, pelo programa Agronordeste, por meio da vacinação contra a Brucelose do rebanho do produtor Marcelo, que é atendido na cadeia produtiva Bovinocultura de Leite, pelo técnico de campo Paulo Victor. Além da imunização foi realizado o diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina, repetido após 6 meses atendendo o protocolo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), sendo todo processo foi acompanhado pelo IDIARN.

O responsável pela vacinação do rebanho foi o médico veterinário credenciado no IDIARN, Caio Galtieri, que destacou que o produtor rural com o certificado em mãos abrirá portas para mercados. “A certificação é fruto de todo esforço feito para se produzir de maneira correta, é saúde pública e sanitária e, desta forma, chega aos consumidores cada vez mais exigentes e dispostos a pagar mais por um produto em que confiam”,disse.

Com sanidade sanitária garantida à propriedade Sítio Cachoeira, o produtor pode atender o mercado fornecendo leite e seus derivados, a primeira certificação liberada também abre caminhos para o desenvolvimento agropecuário.

Marcelo Roque

Matérias Relacionadas