Logo CNA

Alagoas

População rural de Belém recebe atendimento em saúde
IMG 20220413 074809314

Segunda parte do programa acontece no final de abril, nos dias 28 e 29, quando serão atendidas as mulheres e, em seguida, a realização das consultas dos homens com o urologista

20 de abril 2022

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Sistema Faeal / Senar Alagoas

Os produtores e trabalhadores rurais do município de Belém, a 82 quilômetros de Maceió, participaram de mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural, realizado na cidade na última quarta-feira (13).

O atendimento no Centro de Saúde de Belém começou cedo, às 8h. O agricultor José Miguel da Silva, de 86 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local. Antes de seguir para atendimento, ele e os demais produtores e trabalhadores rurais assistiram a duas breves palestras sobre cuidados com a alimentação e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

As informações sobre como adotar uma alimentação mais saudável foram repassadas pela nutricionista Claudia Ananias, enquanto as explicações sobre ISTs foram dadas pelo assistente social Anderson Rafael da Silva, da rede de Atenção Básica da Saúde do município. Além das palestras, também foram distribuídas cartilhas de diversos temas com foco na saúde e bem estar do homem do campo.

“A vinda desse programa é uma benção de Deus. Fui bem atendido, fiz os exames que precisava e agora me sinto uma criança de novo”, diz o agricultor, pouco depois de ter o sangue coletado para a realização do exame de PSA, preventivo para câncer de próstata. Também foram feitos testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C.

A segunda parte do programa em Belém acontece no final de abril, nos dias 28 e 29, quando serão atendidas as mulheres e, em seguida, a realização das consultas dos homens com o urologista Mário Ronalsa, parceiro do Senar Alagoas nas ações da instituição.

Também foram feitos testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C

No dia 28, as mulheres devem fazer principalmente o exame de citologia, além de testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C.

No dia 29, o urologista dará continuidade ao atendimento iniciado no dia 13, analisando os resultados dos exames de PSA e fazendo o toque retal naqueles pacientes cujo laudo aponta alteração na próstata.

“É de extrema importância que os homens atendidos no dia 13 retornem para a consulta do dia 29, já que o atendimento com o urologista é complementar aos exames realizados no primeiro dia do programa na cidade”, explica a coordenadora do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural do Senar Alagoas, Andréa Almeida.

A ação é realizada nos municípios sempre em parceria com as prefeituras.

“Novas ações de saúde para essa população do campo fazem toda a diferença porque a gente aproveita a oportunidade para falar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças”, explica a secretária de Saúde de Belém, Maria Ferreira de Melo.

Matérias Relacionadas