Logo CNA

Piauí

Piauí oficializa a Comissão das Mulheres do Agro da Faepi
Whats App Image 2024 03 25 at 18 21 01

Oficialização da comissão é um marco na articulação institucional e política e que vai fortalecer ainda mais o setor

25 de março 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Ascom Sistema Faepi Senar/PI

Na manhã desta segunda-feira (25) foi oficializada a Comissão de Mulheres do Agro da FAEPI, que tem como objetivo identificar lideranças no estado do Piauí e multiplicar o movimento, através de mobilização para que mais mulheres ocupem cargos de decisões dentro das entidades.

Whats App Image 2024 03 25 at 18 21 01 1

A cerimônia contou com a participação de cerca de 60 mulheres representantes de sindicatos rurais e produtoras. A oficialização da comissão é um marco na articulação institucional e política e que vai fortalecer ainda mais o setor.

“A Comissão das Mulheres do Agro é de extrema importância para o setor, promovendo inclusão e representatividade. O presidente da Federação da Agricultura ressalta isso ao considerar o papel fundamental dessas mulheres na agricultura, destacando seu trabalho e contribuições para o desenvolvimento rural e econômico, disse o presidente da FAEPI, deputado Júlio César.

Whats App Image 2024 03 25 at 18 21 01 2

Durante a reunião, a assessora técnica da CNA, Kelly Nascimento, apresentou os três eixos de atuação da comissão, sendo eles: representatividade institucional e política, apoio a grupos estaduais e capacitação. “São pilares que vêm fortalecer para que cada vez mais, mulheres venham participar e fazer esse trabalho tão importante nos sindicatos rurais”, explica. Segundo Kelly Nascimento a Comissão vem no intuito de ampliar a participação das mulheres no Sistema Sindical Rural e capacita-las para que possam estar atuando nos sindicatos rurais.

Whats App Image 2024 03 25 at 18 29 02

Ani Sanders, presidente da comissão estadual, destacou que o trabalho vai aproximar as mulheres do campo, dando vez ao protagonismo. “Hoje a gente realizou um grande sonho que trabalhamos há um ano para hoje concluir, criamos a Comissão da Federação do Piauí aqui em Teresina e nós vamos caminhar pelo nosso estado, nas diversas cidades e sindicatos, conectando, capacitando e inspirando e juntas vamos fazer essa caminhada e juntas contaremos a nossa história” , Ani Sanders

Whats App Image 2024 03 25 at 18 21 02

O evento foi marcado por palestra com a Kelly Nascimento, que falou sobre a importância da Comissão bem como as orientações da Comissão Nacional para os grupos estaduais e com a palestra motivacional com a psicóloga Celina Lira que abordou o tema Mulheres que influenciam.

Para finalizar, Marcia Borges e Rossana Aboud falaram sobre as ações que serão realizadas nos próximos meses. “Já temos planejadas algumas ações que realizaremos junto aos sindicatos, em várias regiões do Piauí”, afirma Márcia Borges.