ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Persistência e conhecimento transformam a vida da família de produtora de leite na Bahia
Familia WEB

Ações do Senar trouxeram mudanças à propriedade no município de Pé de Serra

8 de março 2021
Por Senar

O casal Carlos e Gilvandira e as filhas Maytana e Kaila  

Brasília (08/03/2021) – O trabalho persistente da produtora de leite, Gilvandira da Silva Carneiro, aliado às ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) elevou a qualidade de vida da família que vive no município de Pé de Serra, a 200 Km de Salvador (BA) .

A propriedade da família recebeu o acompanhamento técnico e gerencial gratuito do Senar de 2017 a 2019.  De lá para cá foram várias conquistas.

“Conseguimos investir na melhoria genética do rebanho e em junho de 2020 compramos outra propriedade. A nova área tem 52 hectares e é utilizada para a recria de bezerros”, declara Gilvandira.

Ela comemora o fato da filha mais velha, Maytana, ter concluído a graduação. “Ela terminou a faculdade de fisioterapeuta, casou e está morando em Feira de Santana”.

Familia 210308 135903

Na primeira propriedade, de 38 hectares, onde tudo começou, Gilvandira, o marido Carlos e a filha Kaila continuam se dedicando à pecuária de leite.

Hoje o rebanho tem 10 vacas produzindo 240 litros de leite por dia, uma média de 24 litros por animal. Para alcançar esse resultado a produtora continua fazendo as anotações das receitas e despesas e seguindo as orientações que aprendeu com a ATeG do Senar.

Antes e depois da estrutura

Antes do Senar, as 19 vacas produziam 110 litros (5,7 litro por animal). A partir do acompanhamento, em 2019, a produção saltou para 450 litros por dia (média de 23 litros).

À época esses resultados renderam a conquista do Prêmio Assistência Técnica e Gerencial – Gestão e Resultados, entregue a Gilvandira na sede do Sistema CNA/Senar.