Logo CNA

Minas Gerais

Pecuarista de corte quase dobra quantidade de animais com o Paisagens Rurais

31 de maio 2021

Por: SENAR MINAS

A assistência técnica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES era um desejo antigo do produtor Lucimar Costa, que se concretizou em outubro do ano passado. “Há muito tempo, eu sonhava em ter essa orientação e, agora que conseguimos, estou aproveitando ao máximo”, relatou o produtor da pecuária de corte, inserido no Programa FIP Paisagens Rurais. Em poucos meses, o trabalho na sua propriedade, localizada no assentamento Nova São José da Boa Vista, em Campina Verde, já apresenta resultados: a pastagem está sendo recuperada e, na recria de animais, ele passou de 25 para 48 cabeças.

Pecuarista de corte quase dobra quantidade de animais com o Paisagens Rurais - SENAR MINAS

A técnica de campo e zootecnista Carolina Pilar Alves Dias explica que, na primeira visita do programa, a área estava bem degradada e sem disponibilidade de alimentos para os animais. “Começamos a recuperar o pasto, retiramos os invasores, corrigimos o solo e, enquanto isso, ele fez outras estratégias para alimentar os animais”. O produtor também fez o plantio de cana, capineira e capim-napier, para utilização no período seco, e refez as curvas de nível e alguns bolsões, antes de implantar os piquetes para melhoria do pastejo.

Os próximos passos são o replantio para continuar a recuperação da pastagem e a contenção de uma erosão na área de vegetação nativa. Com um rebanho só de fêmeas, o produtor também pretende selecionar alguns animais para reprodução. “Lucimar é muito aberto às nossas orientações e tem uma visão coletiva do assentamento, onde está desde o início. Ele incentiva os outros produtores a participarem do programa”, disse a técnica.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.