Logo CNA

Participantes destacam aprendizado no curso do Programa Cadec Brasil
52362247545 257c1f500a c

Legislação, técnicas de negociação e gestão de custos de produção fizeram parte do conteúdo

19 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (19/09/22) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio da Comissão Nacional de Aves e Suínos, realizou de 12 a 16 de setembro o curso do Programa Cadec Brasil.

A capacitação reuniu técnicos e representantes das Federações estaduais de agricultura e pecuária. Os conteúdos fornecidos foram voltados para a Lei da Integração (13.288/2016), técnicas de negociação e gerenciamento de custos de produção.

O curso foi moderado pelo assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Rafael Ribeiro Filho. “Tivemos um balanço muito produtivo. A ideia é que esses técnicos possam ajudar os produtores a negociar melhor com a agroindústria.”, afirmou.

Experiências - O consultor técnico da FAPE-DF, Guilherme Amâncio Louly Campos, afirmou que o “curso agregou muito, principalmente, na condição técnica para podermos argumentar, discutir e estabelecer novos parâmetros com todos os participantes dessa cadeia”, afirmou.

Guilherme Amâncio Louly Campos, consultor técnico da FAPE-DF Guilherme Amâncio Louly Campos, consultor técnico da FAPE-DF

De acordo com produtor rural de Minas Gerais, Arley Oliveira da Silva, a capacitação vai fortalecer o equilíbrio nas relações com as Cades. “Precisamos entender a importância desse movimento que vai ajudar, principalmente, os pequenos produtores do país”, disse o produtor.

Já a presidente da Associação de Avicultores de Frango de Corte e Postura Riograndense (ASACOP/RS), Júlia Dias Ottoni, explicou que, durante o curso, foi criada uma rede de apoio, com muita troca de experiências. “Cada estado tem as suas particularidades e cada um contribuiu. Mesmo com essas diferenças percebemos que todas as Cadecs nos estados precisam estar em um nível semelhante de atuação, um auxiliando o outro. Isso vai proporcionar maior equilíbrio para que consigamos estruturar as negociações em todo o país”.

Júlia Dias Ottoni, presidente da ASACOP/RS Júlia Dias Ottoni, presidente da ASACOP/RS

Segundo Rafael Ribeiro Filho, o próximo passo será levar o treinamento do Programa Cadec Brasil junto ao produtor para que os técnicos possam, na prática, auxiliar os produtores em todos os aspectos processos ligados à atuação das Cadecs.

Integração - Cadecs são as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração formadas por representantes dos produtores e da integradora para promover a transparência nas negociações e discutir assuntos importantes para o consenso nas decisões. São canais de convivência responsáveis por balizar a relação contratual entre os dois elos da cadeia produtiva, segundo prevê a Lei de Integração (13.288/2016).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas