Logo CNA

Acre

Parceria institucional do Circuito Agro reúne produtores de café em Mâncio Lima
Visitacursox4

21 de setembro 2022

Por: Astorige Carneiro (ASCOM)

camancio221

Produtores rurais participaram da ação para sanar dúvidas ligadas ao crédito rural. Foto: ASCOM

Beneficiando a região do Juruá, foi realizada em Mâncio Lima, no auditório da Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, o quarto encontro do Circuito Agro BB 2022, parceria institucional entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) e Banco do Brasil em ação no Acre e em outros 24 estados.

camancio222

Circuito Agro é fruto da parceria institucional entre SENAR e Banco do Brasil. Foto: ASCOM

A ação foi realizada no dia 13 deste mês, e reuniu cerca de 20 produtores rurais ligados à cafeicultura da região. O principal objetivo do Circuito é reunir as comunidades rurais, e através dos representantes das duas instituições organizadoras do evento, sanar dúvidas ligadas à cadeia produtiva destacada e ao acesso do crédito rural, bem como dúvidas subsequentes ligadas às propriedades rurais e aos serviços ofertados pelo Banco do Brasil.

camancio223

Engenheiro agrônomo Hadamés Wilson. Foto: ASCOM

Para o encontro de Mâncio Lima, foi convidado para palestrar aos participantes o engenheiro agrônomo Hadamés Wilson, que destacou a realização do evento em Mâncio Lima como demonstração do potencial que a cidade tem: “Estou extremamente feliz em ver o município demonstrando a pujança e a força do agronegócio. Mais feliz ainda por ter sido convidado por um parceiro do agro, que é o SENAR.”

camancio224

Josimar Souza da Silva, produtor rural e presidente da Associação Santa Cruz. Foto: ASCOM

Entre os participantes, estava Josimar Souza da Silva, produtor rural e presidente da Associação Santa Cruz em Mâncio Lima. Para ele, “a parceria com o SENAR e outras instituições é fundamental para o crescimento do setor em todo o Estado. Já fizemos parceria com o SENAR, com participação em cursos voltados para a fruticultura, e agora temos o prazer de participar deste encontro voltado para a cafeicultura. Temos 132 associados, que produzem desde a farinha ao milho, aumentando também a atuação mais forte na cultura do café.”

camancio225

Representante do Banco do Brasil, Helenilse Santos (à esquerda). Foto: ASCOM

Helenilse Santos representou o Banco do Brasil na ação, tirando as dúvidas dos produtores presentes na reunião. “O Circuito Agro beneficia principalmente quem mora em locais de difícil acesso, que conseguem, graças à ação, ter acesso à informação segura sobre questões de crédito rural e outros tipos de credenciamento”, destacou a funcionária do Banco do Brasil.

camancio226

Danilo Campos Lima, engenheiro agrônomo e técnico de campo da ATeG. Foto: ASCOM

Para destacar a explicação sobre o cultivo do café, participou do evento Danilo Campos Lima, engenheiro agrônomo e técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR – AC. “: Atendo 25 produtores da cafeicultura, e acredito que essas parcerias são um divisor de água para os pequenos produtores – que são a maioria na nossa região. Essa parceria institucional colabora para facilitar o acesso ao crédito rural e informações sobre auxílios diversos”, disse Danilo.

Matérias Relacionadas