Logo CNA

Santa Catarina

Parceria entre Sindicato Rural de Lages e Senar/SC formam 11 técnicos em agronegócio
CNA IMAGEM PRINCIPAL7

Evento reuniu equipe do Polo do curso do Agronegócio de Lages, lideranças, formandos e familiares

13 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Sindicato Rural de Lages, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), realizou, na sexta-feira (10), a formatura da segunda turma do polo Lages no curso Técnico em Agronegócio. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, conduziu a solenidade e diplomou 11 novos técnicos, aptos a atuarem no mercado ou em suas propriedades.

Durante os últimos anos, Guilherme Menegotto , de 41 anos, se dedicou ao Curso Técnico em Agronegócio. Morador de Santa Cecília e dono de uma empresa de provedor de internet, ele foi um dos formandos da turma de 2023.

Guilherme vem de uma família de produtores rurais, mas nunca tinha se interessado pelas atividades do campo. Até que, há alguns anos, seu pai morreu e ele teve de assumir a responsabilidade de manter a propriedade deixada para a família. “Não queríamos vender a propriedade, mas eu não sabia como fazer com que continuasse produzindo. Foi quando descobri o curso do Senar, decidi me inscrever e fui selecionado. Durante o curso, vinha de Santa Cecília para Lages quase todas as semanas, para assistir às aulas. Mas valeu a pena. Hoje, me sinto bastante seguro para gerir a propriedade deixada pelo meu pai”.

Diele Pereira é de São José dos Ausentes (RS) e também vem de uma família de produtores rurais. Ela mora em Lages há seis anos, trabalha em uma cooperativa financeira, e decidiu se capacitar para ajudar os pais na propriedade que fica no interior do Rio Grande do Sul. “Queríamos melhorar nossa propriedade e, por isso, vim em busca de conhecimento. Todo conhecimento é válido. Aprendemos sobre a gestão de pessoas, sobre como fazer a contabilidade, como ter eficiência na parte financeira e até como vender nosso produto”.

Guilherme e Diele fazem parte da turma que começou alguns dias antes do fechamento de todas as atividades no estado em razão da pandemia da Covid-19. As aulas se iniciaram numa semana e na outra já tiveram de ser suspensas, permanecendo apenas as atividades on-line, o que fez com que grande parte dos alunos desistisse. “Havia a expectativa de aulas práticas, o que não pudemos oferecer durante a pandemia. Por isso, essa turma tem apenas 11 formandos. Na primeira turma, foram 30 formandos”, explica o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Cícero Neves Pamplona.

Ele destaca que a ideia dos cursos oferecidos é levar conhecimento e tecnologia para o meio rural, contribuindo para aumentar a produtividade nas propriedades. “Levar o conhecimento a essas propriedades é muito difícil. Ver essa qualificação chegando a tantas pessoas dá uma sensação de estarmos cumprindo com o nosso dever. Acreditamos que temos feito de maneira eficiente, pela quantidade de pessoas procurando os cursos”, disse Pamplona, lembrando que no ano passado, pelo menos 85 mil pessoas receberam qualificação por meio dos cursos do Senar.

O presidente do Sindicato explicou, ainda, que os cursos técnicos, sejam de curta duração ou longa, são oferecidos de forma totalmente gratuita e sem contar com recursos públicos. “São recursos vindos dos próprios produtores, por meio das notas fiscais. Então, quanto maior a produção no meio rural, maior a possibilidade de oferecermos essas qualificações, levando mais conhecimento e tecnologia às propriedades. ”

Os cursos oferecidos por meio da parceria entre o Senar e o Sindicato Rural de Lages são destinados a qualquer pessoa com interesse na área. “Quando recebemos as inscrições, fazemos uma seleção. A prioridade são os produtores rurais, seus filhos, familiares e funcionários, mas também podem se inscrever pessoas que não tenham relação com o setor, que demonstrem interesse. ”

Pamplona destaca que, atualmente, três cursos técnicos estão em andamento em Lages: técnico em agronegócio, zootecnia e madeira, que estão relacionados a produtos extremamente valorizados na Serra Catarinense, como a pecuária, a silvicultura e o agronegócio.

Em seu discurso, Gilmar Zanluchi, lembrou que o Técnico em Agronegócio é um curso de nível médio e quem conclui essa etapa está pronto para ingressar na faculdade CNA, totalmente online e com valores atrativos, conquistando uma formação de nível superior. Reafirmou que os resultados positivos dos cursos do Senar, oferecidos por meio de um termo de cooperação técnica e financeira com o Sindicato Rural de Lages, mostram que há uma diferença muito grande daquele profissional que está mais bem preparado para aquele que não buscou a capacitação. “A gestão, por exemplo, que é ensinada nos cursos, é algo muito importante para as tomadas de decisão que levem ao sucesso da atividade; o cumprimento das normas, das legislações ambientais, trabalhistas, previdenciárias, e tudo o mais”.

Zanluchi fez questão de ressaltar a parceria com o Sindicato Rural de Lages. “Este Sindicato é referência não só na questão da agropecuária, mas, também pelos pleitos pertinentes ao setor. O Sindicato Rural de Lages é muito importante nas ações do Senar”, concluiu.

Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , quando surgiu a oportunidade de trazer os cursos técnicos em agronegócio para Santa Catarina, o Sistema buscou disponibilizá-lo em municípios que precisavam desenvolver novas atividades econômicas. Atualmente, contamos com 16 polos espalhados pelo estado e mais de mil técnicos formados. É uma satisfação oferecer conhecimento de qualidade aos produtores e filhos de produtores rurais e é uma satisfação ainda maior perceber que estão aproveitando essa oportunidade. Importante lembrar que sempre que uma nova turma as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor. Também orientados a cada novo profissional formado para que continue buscando conhecimento”, disse ao comentar que os cursos oferecidos pela Faculdade CNA estão à disposição para quem quiser continuar se aperfeiçoando.

Matérias Relacionadas