Logo CNA

Mato Grosso

Parceria entre Senar-MT e Fundação Shunji Nishimura rende mais frutos
IMG 2930

5 de agosto 2019

Por: Assessoria de imprensa/ Senar MT

Fonte: Assessoria de imprensa/ Senar MT

Eletricista, com 41 anos, Sérgio Aparecido Vicente Filho é o primeiro aluno da Fatec - Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura, de Pompeia (SP), a fazer o estágio compartilhado, ou seja, parte junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parte em uma propriedade rural de Mato Grosso. Esta oportunidade é o resultado de uma parceria entre a Fundação Shunji Nishimura e o Senar-MT que começou em 2018. No ano passado vieram os primeiros alunos da Fatec para fazer estágio nas propriedades rurais de Mato Grosso. E, por outro lado, profissionais do Sistema Famato foram capacitados pela Fatec e Fundação Shunji Nishimura.

Sérgio fará três meses de estágio no Centro de Treinamento (CT), de Sorriso e os outros três meses em uma propriedade rural da região. Ao todo serão seis meses de estágio. O papel do Senar-MT é fazer a conexão entre os produtores rurais e a Fatec para promover mais e mais oportunidades para que os alunos possam viver na prática o que aprenderam na teoria ao longo de seus cursos.

Pioneiro nesta etapa do estágio compartilhado, onde o aluno cumpre parte do estágio junto Senar-MT e a outra parte nas fazendas, Sérgio conta que se surpreendeu com o potencial de Mato Grosso e que tem muitos planos para o futuro. A ideia de ter uma carreira no setor do agronegócio começou quando seu filho foi fazer a inscrição para o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, da Fatec.

Sergio conta que ia levá-lo para se inscrever e para fazer o processo seletivo. "Então pedi ao meu filho que fizesse minha inscrição. Fizemos tudo juntos: o processo seletivo e curso. Na hora de fazer o estágio, ele foi para Tocantins e eu vim para Mato Grosso".

Sergio diz que está aproveitando todas as oportunidades que surgem. "Já fiz um treinamento do Senar-MT, de operador de Colhedeira e que está sempre em busca de experiência e conhecimento. Estou animado para começar o estágio na fazenda e poder operar as máquinas equipamentos agrícolas".

PARCERIA - A primeira fase da parceria acontece desde 2018, quando técnicos e instrutores do Senar-MT foram capacitados pela Fundação Shunji Nishimura e os primeiros alunos da Fatec vieram fazer o estágio em Mato Grosso. De acordo com o gerente técnico, Carlos Augusto Zanata, popularmente conhecido como Guto Zanata, o papel do Sistema Famato é fazer a conexão entre os produtores e a Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura (Fatec). "Tudo é acertado entre a Fundação e os produtores rurais. É uma espécie de intercambio. Estamos bastante otimistas com esta parceria".



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Matérias Relacionadas