Logo CNA

Parceria entre pai e filha rende bons resultados no campo com assistência técnica
Ovos Edit

Família aumenta produção de ovos e rentabilidade da propriedade rural

9 de maio 2023
Por Senar

Brasília (09/05/2023) – Uma história envolvendo pai e filha em Alagoa Grande, na Paraíba, inspira e mostra que, com conhecimento e determinação, é possível tornar uma propriedade rural lucrativa.

Depois de ver a filha, Laura Cristina Toledo, se formar em agronomia, Guimarin Sales Júnior, se inspirou e decidiu fazer a mesma faculdade. Para ampliar os negócios e a produção de ovos da propriedade rural, pai e filha fazem os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Vi no Senar um grande parceiro. Fiz cursos de técnico de agronegócio, agora faço curso de fruticultura. Já fiz diversos cursos na área de avicultura. E atualmente, além dos cursos do Senar, eu também curso Agronomia na Faculdade Federal da Paraíba”, afirma Guimarin.

Ao tomar a decisão de tornar a propriedade produtiva e fazer com que ela contribuísse para o sustento da família, Guimarin comprou 700 galinhas para produção de ovos e correu atrás de conhecimento. De lá para cá, os negócios só cresceram e hoje já são mais de 2.500 galinhas na propriedade da família.

Guimarin Sales Júnior Guimarin Sales Júnior

O crescimento da produção contou com a ajuda de Laura. Ela é responsável pelo gerenciamento dos negócios, faz o marketing da empresa, organiza as encomendas pelas redes sociais e ainda tem tempo para participar do Programa CNA Jovem – que desenvolve o potencial de jovens lideranças no agro.

Com o curso técnico do Senar, a família conseguiu expandir conhecimento e produção. Diariamente, são produzidos 800 ovos, que são distribuídos na região - sendo que 40% da produção é vendida via delivery.

“Aqui na nossa casa, comemos três caixas de ovos por semana. É um ovo de qualidade, de textura e que já vem higienizado”, elogia a cliente do delivery Ivanilda Montenegro.

Laura Cristina Toledo Laura Cristina Toledo

A família também é atuante no Sindicato Rural de Alagoa Grande. “Temos no Guimarin um exemplo de produtor que buscou informação e aplicou no dia a dia, na sua atividade, tornando a propriedade produtiva e conseguindo tirar o sustento dela”, destaca Múcio Monteiro Silva, do sindicato local.

Com os bons resultados, a família já pensa em aumentar os lucros da propriedade rural com a diversificação na produção. Estudam a possibilidade de fazer uma plantação de café arábico e limão taiti.

Assista a reportagem completa do Nosso Agro no Youtube do Sistema CNA/Senar

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Jocélio Oliveira
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas