Logo CNA

Mato Grosso

Parceria com Universidade capacita técnicos de campo da ATeG
Alfacetomatepimentao e outros Rafael Manzutti 20 1 scaled

Por meio de uma parceria com a Unemat - campus Tangará da Serra - uma turma de 30 técnicos de campo credenciados ao Senar-MT está cursando uma pós-graduação em Horticultura Tropical

15 de março 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Por meio de uma parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – polo Tangará da Serra, uma turma de 30 técnicos de campo credenciados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está realizando uma pós-graduação em Horticultura Tropical.

A turma é toda composta por profissionais que atendem pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias produtivas de olericultura, fruticultura, floricultura e mandiocultura. O objetivo é que este conhecimento tenha um efeito multiplicador. As aulas são ofertadas pela modalidade de educação a distância o que possibilita a participação de profissionais de todo o estado.

Registro durante aula inaugural que aconteceu neste mês de março.

Segundo a engenheira agrônoma e técnica de olericultura em Cuiabá, Pâmela Palhano, a especialização irá trazer grandes ganhos aos produtores rurais atendidos. “Vamos reciclar os conhecimentos que já tínhamos, aprender novas tecnologias e levar isso ao produtor, fazendo com que a produção dele aumente e ajudando-o a buscar novos mercados”.

Ainda segundo a agrônoma, os conhecimentos auxiliarão os produtores a vencer um gargalo: a comercialização. “A pós-graduação foca em agregar valor aos produtos e irá auxiliar a melhorar a comercialização, ajudando os produtores tanto dentro da porteira, quanto fora”, explica.

Essa é a mesma opinião do técnico de campo de olericultura em Nossa Senhora do Livramento, Francisco Nunes de Oliveira Junior. “Muitos produtores são focados apenas na produção e não se atentam tanto para a parte gerencial e a comercialização de seus produtos. A especialização vai nos ajudar nesta abordagem”.

A expectativa é que mais de mil produtores rurais sejam beneficiados a partir deste conhecimento extra que está sendo ofertado aos técnicos de campo credenciados à instituição. Segundo o supervisor da ATeG, Thiago Salapata, o Senar-MT retorna os recursos do produtor rural em forma de capacitação. “Com os técnicos capacitados, eles poderão dar um melhor atendimento aos produtores rurais, elevando a produção e a qualidade dos produtos que chegarão à mesa dos consumidores”.

Selo

Matérias Relacionadas