Logo CNA

Pagamento por Serviço Ambiental conserva recursos naturais e pode melhorar condição socioeconômica de produtores
Destaquecnasavethedate613x3183 0 196993002015362959901

13 de agosto 2018
Por CNA

Brasília-DF (13/08/18) – “A utilização do PSA promove a melhoria da condição socioeconômica de diversos grupos, principalmente os mais vulneráveis, além de ser um mecanismo de conservação e proteção dos recursos naturais,” avalia o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará.

Ele e outros especialistas vão participar amanhã (14) do Agro em Questão: Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) que será promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e vai debater o que é um PSA, projetos já implantados, quais fontes de financiamento e como efetivar um pagamento por serviço ambiental.

Deusdará explica que uma das formas para colocar o PSA em prática é a sua inclusão em políticas públicas como os Programas de Regularização Ambiental (PRA) ou ainda com a participação dos bancos, promovendo a recuperação e a proteção do meio ambiente por meio de linhas de financiamento específicas.

"O principal desafio desses pagamentos é a valoração dos serviços ambientais. É importante destacar que na implementação de um sistema PSA é necessário comparar os benefícios gerados pelo instrumento aos seus custos de implantação, garantindo que a soma dos benefícios esperados pela sociedade seja maior que a soma dos custos esperados pela ação."

O diretor-geral acrescenta que além de estimular práticas de atividades econômicas sustentáveis e incrementar a renda dos produtores rurais, o PSA é um conjunto de medidas que o Brasil propôs para cumprir as metas do Acordo de Paris.

“O PSA pode contribuir para promover a transição do Brasil para um desenvolvimento sustentável através da chamada “economia verde”, como também, pode ajudar o país a cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris”.

Para o Secretário da Plataforma de Água da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Marlos de Souza, como os PSAs são geralmente voluntários, o produtor rural tem que avaliar a sua situação para definir se será vantajoso ou não para ele entrar no programa.

“Um PSA pode trazer uma gama de formas de pagamento ao produtor rural, desde o dinheiro propriamente dito, até vantagens fiscais ou construção de benfeitorias na propriedade ou no centro comunitário mais próximo. Com um arcabouço legal bem definido e com um sistema de monitoramento eficiente, as chances de um PSA atingir os seus objetivos é muito grande.”

Marlos Souza acredita que o tema ainda é pouco discutido no Brasil quando comparado à Costa Rica, México e China e que o Agro em Questão será um momento importante para esclarecer detalhes sobre o assunto.

“Aprender com os erros e acertos de outros PSAs mundo afora pode ajudar muito para que o Brasil consiga desenvolver legislações eficientes com ferramentas efetivas e sem gastos desnecessários”, destaca.

“Os serviços ambientais são outros produtos (e não compensação econômica) que o produtor rural pode utilizar no planejamento ou exploração econômica da sua propriedade. Para isso, ele tem que estar informado quanto às vantagens e desvantagens de aderir ou não ao PSA e suas consequências econômicas.”

Serviço:
O que: Agro em Questão: Pagamento por Serviço Ambiental
Quando: 14 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da CNA (SGAN Quadra 601, Módulo K - Brasília, DF)
Inscrição: http://www.cnabrasil.org.br/webform/agro-em-questao-pagamento-por-servicos-ambientais-psa

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor

Áreas de atuação