Núcleo de Relações Institucionais da CNA debate pautas prioritárias no Legislativo
Reunião aconteceu na quinta (11)
Brasília (11/09/2025) – O Núcleo de Relações Institucionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quinta (11), para discutir a pauta prioritária do agro, no Congresso Nacional, na defesa dos interesses dos produtores rurais de todo o país.
O Núcleo é formado pelas assessorias de relações institucionais da CNA e das Federações estaduais de agricultura e pecuária.
A chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Mírian Vaz, falou sobre os temas prioritários para o setor no Congresso Nacional e destacou o papel das Federações para mobilizarem os parlamentares nos seus Estados para que eles atuem para acelerar a votação de propostas importantes para o setor.
Entre os temas abordados, destaque para a modernização do seguro rural e o fundo de catástrofe (PL 2951/2024); ratificação de títulos em regiões de faixa de fronteira (PL 1532/2025 e PL 4497/2023); contrato de safristas (PL 715/2023), além da tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026.
A CNA tem trabalhado em conjunto com a Frente Parlamentar da Agropecuária para acelerar a votação destes projetos, explicou Mírian. Em seguida, os integrantes do Núcleo debateram o cenário político atual e sua relação com a votação de propostas em 2025 e em 2026.