Logo CNA

Paraná

Novo terminal da Coamo em Paranaguá tem capacidade para 80 mil toneladas
Coamo020 2

Cooperativa inaugurou o Terminal Portuário II, após investimento de R$ 200 milhões, com a presença e diversas autoridades

13 de dezembro 2021

A Coamo, cooperativa de Campo Mourão e uma das maiores da América Latina, ampliou a sua capacidade de movimentação no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. No dia 9 de dezembro, a empresa inaugurou o Terminal Portuário II, com capacidade de 80 mil toneladas, após investimento de R$ 200 milhões. A cooperativa passa a ter 150 mil toneladas de capacidade estática no local.

A nova estrutura possui três silos, armazém graneleiro, cinco moegas com capacidade operacional para recebimento de 1.380 toneladas/hora e tombadores para caminhões, que facilitam o fluxo da movimentação no corredor de exportação. Somados ao outro terminal existente, tem capacidade para embarque de até sete mil toneladas/ hora.

O evento de inauguração contou com diversas autoridades, como o governador Carlos Massa Junior; o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes; o secretário da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini; o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari; o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, entre outras.

Coamo Paranagua CC81 OK 630x420

“Este importante investimento no Porto resultará em novas oportunidades, não só aqui em Paranaguá mas também no interior, onde a Coamo tem seus entrepostos. É um crescimento em cadeia e que beneficia a todos. Temos nos reunido com o presidente Ricken para discutir sobre as medidas necessárias para que o setor possa se desenvolver, sem entraves. Este mesmo diálogo realizamos com o setor produtivo paranaense, como a FAEP”, enfatizou o governador do Paraná.

“Esse investimento da Coamo fortalece ainda mais a produção de grãos do Paraná. Já somos um grande produtor e exportador das principais commodities e novas estruturas como essa dão ainda mais força para que o nosso produtor rural siga investindo em tecnologia para aumentar a produção e produtividade”, destacou Meneguette.

Fundada em 28 de novembro de 1970, a Coamo conta com 30 mil cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A atuação da cooperativa nas exportações de commodities via corretor de exportação de Paranaguá ocorrem desde 1990.