Logo CNA

Alagoas

Novembro Azul no Senar/AL reforça campanha de prevenção ao câncer de próstata
Whats App Image 2022 11 30 at 11 52 15 3

Ações foram voltadas ao público masculino

13 de dezembro 2022

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

A segunda etapa da campanha Novembro Azul no Senar Alagoas foi realizada na última terça-feira (29), totalizando 28 homens atendidos pelo urologista Mário Ronalsa, parceiro do programa de Saúde Preventiva da instituição. A consulta com o médico é a principal etapa da campanha, pois é quando os resultados dos exames de PSA – realizados na primeira etapa – são analisados pelo profissional.

Antes da consulta, todos eles assistiram a uma breve palestra do urologista, que destacou a importância da realização do exame de próstata por meio do toque retal e alertou que apenas o exame de sangue para medir o PSA não é suficiente para prevenir o câncer de próstata.

“A partir dos 45 anos é importante que o paciente faça os seus exames anualmente. O toque retal é um exame simples, importantíssimo e que não tira a masculinidade de ninguém. Portanto, é imprescindível sua realização a cada ano”, destaca Mário Ronalsa.

O superintendente do Senar Alagoas, Fernando Dória, revela que a campanha será incorporada ao calendário anual de atividades da instituição, para que seja mais uma forma de prevenir o surgimento de novos casos de câncer de próstata entre os homens na capital.

“A gente sabe que ainda há um tabu muito grande em torno do exame de próstata. E o Senar Alagoas, ao decidir pela realização do Programa de Saúde do Homem em sua sede, em Maceió, tem por objetivo ajudar a desmistificar esse comportamento”, explica. “O programa é sempre realizado no interior do estado, mas para o Novembro Azul decidimos fazer uma edição especial no Senar pela primeira vez”, completa.

A coordenadora do programa do Senar Alagoas, Andréa Almeida, conta que tem percebido que as pessoas têm deixado o preconceito mais de lado. “E o Senar tem ajudado a quebrar esse pensamento mais machista em torno do exame de toque retal. A instituição tem feito um trabalho de formiguinha pelo interior de Alagoas”, diz.

Benedito Marques Faria, de 55 anos, fez os exames e deixa um recado para os demais homens que relutam em fazer o checkup anual na saúde. “Não podemos ignorar o risco do câncer de próstata. E a prevenção é se cuidar, sempre”, diz ele. Graziela Freitas, gerente técnica do Senar Alagoas, também reforçou o chamamento entre o público masculino.

Matérias Relacionadas