Logo CNA

Mato Grosso

Nova Ubiratã recebe Mutirão Rural nesta semana
IMG 066712

Serviços de saúde e cidadania serão ofertados gratuitamente

18 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

O município de Nova Ubiratã será o próximo a receber o Programa Mutirão Rural. A ação social será durante toda a sexta-feira (22.09), na comunidade Piratininga. A iniciativa é do Sistema Famato, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e parceiros.

Mais de 50 serviços serão ofertados sem qualquer custo à população. Dentre eles estão consultas médicas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, teste de gravidez, aferição da pressão arterial, coleta de citopatológico uterino, avaliação e procedimentos odontológicos, avaliação e orientação nutricional, vacinação em crianças e adultos.

O Programa ainda conta com uma unidade de atendimento móvel totalmente equipada para consultas odontológicas. Os participantes também poderão receber Práticas Integrativas e Complementares como acupuntura, ventosaterapia e auriculoterapia.

Em parceria com instituições financeiras e órgãos públicos, também serão ofertadas informações sobre crédito pessoal e rural, abertura de contas de banco e emissão de documentos de identificação pessoal. Pela parceria com a Sema, serão disponibilizadas assessoria técnica na área ambiental, informações em relação ao cadastro de produtor rural, consulta e cadastros, entre outros.

Em funcionamento há 25 anos, o programa surgiu da necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural. “Ao longo dos anos, foram firmadas novas parcerias para atender as demais necessidades da população rural do estado, sem que ela precisasse se deslocar aos grandes centros”, afirmou a supervisora do Mutirão Rural, Rafaeli Leite.

Em 2023, o Programa já realizou mais de 40 mil atendimentos e beneficiou cerca de seis mil moradores de 28 comunidades rurais de Mato Grosso. “Unimos forças com o poder municipal, parceiros e Sindicato Rural local para atender as pessoas da melhor forma possível, levando a resolução de problemas para a população rural”, destacou Rafaeli.

As ações são realizadas por meio da parceria do Senar-MT com Sindicatos Rurais, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Defensoria Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Sicredi e Prefeitura Municipal. Em Nova Ubiratã, também estarão presentes o INSS, Sema e Sicoob.

Programação – O último Mutirão Rural foi realizado em Brasnorte, no dia 12 de setembro. No evento. Mais de 430 pessoas foram beneficiadas. Até o fim de setembro estão previstos mais eventos. Eles estão programados para ocorrer nos municípios de Matupá (dia 25), Carlinda (dia 27) e Peixoto de Azevedo (dia 29).

Serviço:

O que: Mutirão Rural
Onde: Comunidade Piratininga, em Nova Ubiratã
Quando: sexta-feira, 22 de setembro

Matérias Relacionadas