Logo CNA

Minas Gerais

No Norte de Minas, demanda por cursos de Mecanização Agrícola cresce mesmo com pandemia

3 de julho 2020

Por: SENAR MINAS

Nem a pandemia causada pelo coronavírus consegue parar o crescimento da demanda por cursos de operação de máquinas na região de Bocaiuva, no Norte de Minas. Só em junho, o Sindicato de Produtores Rurais local promoveu cinco cursos da área nos municípios de Olhos D’Água e Guaraciama e, conforme a mobilizadora Maria de Fátima Souto, o sucesso dos treinamentos é notório, uma vez que a maioria dos trabalhadores que participaram estão empregados.

No Norte de Minas, demanda por cursos de Mecanização Agrícola cresce mesmo com pandemia - SENAR MINAS

Cursos são realizados com todas as precauções contra a Covid-19, mediante autorização das entidades municipais

Neste ano, as revendedoras de máquinas de Montes Claros informaram que as vendas cresceram 80% em relação a 2019, mesmo com a pandemia. A maioria dos treinamentos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES no setor de mecanização realizados pelo sindicato atende trabalhadores das empresas Rima Mineradora, Brascan, Guerdau, Liasa, Freitas Florestal, Vallourec, Plantar e outras que atuam nos municípios da extensão de base da entidade.

“O Certificado do SENAR é cobrado pelas empresas, atendendo normas do Ministério do Trabalho”, informa Maria de Fátima. “Tem também, alguns produtores que têm suas próprias máquinas agrícolas e buscam a certificação para exercerem a atividade de tratorista, dentro e fora das propriedades, como prestadores de serviços”, acrescentou.

Conforme o engenheiro agrícola e instrutor Virgílio Avelino Filho, as máquinas ocupam um papel cada vez mais relevante nas propriedades e na economia regional. A cada dia, elas também ficam mais sofisticadas e mais caras, sendo de sua importância a operação e manutenção corretas. “O uso das máquinas agrícolas permite a ampliação dos plantios e, consequentemente uma maior produção agrícola e pecuária”, afirmou.

Conhecimento que agrega

Em Guaraciama, produtores e trabalhadores da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Rio do Felix marcaram presença no treinamento de Operação de Trator Agrícola com Implementos. Eles receberam da Codevasf a doação de um trator com vários implementos e não sabiam operar a máquina.

Acendino Ricardo Vieira Almeida fez os cursos de Operador de Motoniveladora e Operador de Pá Carregadeira para se aperfeiçoar na atividade. "As orientações foram de muito aproveito pra mim", disse. Já o engenheiro mecânico Same José de Almeida Chaves disse que o curso de Operação e Manutenção de Motoniveladora esclareceu todas as dúvidas que tinha. "Além do excelente material didático, as explicações do instrutor são extremamente claras".

Outros treinamentos

Cerca de 50 produtores e trabalhadores rurais já participaram dos treinamentos de Operador de Motoniveladora, Operador de Carregadora de Rodas e Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas com Implementos realizados em Olhos D’Água e do curso de Trabalhador na Mecanização Florestal/Feller Buncher e Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas com Implementos em Guaraciama.

Matérias Relacionadas