Logo CNA

Mato Grosso

Mutirão Rural 2023 completa primeira semana com mais de 4 mil atendimentos
03 16 mar mutirao rural 3

Mais de 4.500 atendimentos já foram realizados pelo Mutirão Rural em 2023

16 de março 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Graças aos recursos do produtor rural, o programa Mutirão Rural – que leva serviços de saúde, cidadania e lazer a comunidades rurais de todo o estado – completa a primeira semana de atendimentos de 2023, nesta quinta-feira (16.03). Até agora, cerca de 750 pessoas já foram beneficiadas, dentre elas Arielzo da Costa Oliveira. Morador da Comunidade Boi Morto, em Porto Estrela, ele aproveitou a oportunidade para ir ao dentista.

Arielzo durante consulta odontológica

Em uma cadeira de rodas, Oliveira foi a primeira pessoa a utilizar o elevador da nova unidade móvel e elogiou a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD). “Muito boa essa iniciativa do Senar-MT em vir para a comunidade e trazer um consultório com acessibilidade para as pessoas que tem dificuldade para se locomover”.

Segundo a supervisora do Mutirão Rural, Rafaelli Leite, a acessibilidade amplia a capacidade dos atendimentos e possibilita aos cidadãos serem atendidos com dignidade. “Para toda a equipe do Mutirão Rural foi uma satisfação conseguir colocar essa acessibilidade na zona rural e possibilitar que atendêssemos todos os cidadãos com a maior dignidade possível”, destaca.

Participantes tem direito à consulta de um oftalmologista.

Além das consultas e procedimentos odontológicos, os participantes também podem realizar corte de cabelo, emitir fotografia 3×4, plastificar documentos, ir à consultas médicas e oftalmológicas, solicitar óculos de grau, entre outros. Mais de 4.500 atendimentos já foram realizados em 2023.

Neste ano, o Programa iniciou pela região oeste e já passou por: Denise, Porto Estrela, Salto do Céu, Jauru e hoje (16.03), Porto Esperidião. Até o próximo sábado (25.03), quando será encerrada a primeira etapa, outros três municípios receberão os atendimentos. São eles: Nova Lacerda, Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade. Todos os eventos ocorrem em comunidades rurais destas cidades.

Depois da consulta, os participantes podem escolher uma armação para seu novo óculos de grau.

Segundo a diretora Técnica e de Inovação, Ida Beatriz Machado, o programa traz diversas oportunidades para aqueles que tem pouco acesso aos centros urbanos. “Sabemos da dificuldade de, às vezes, ir para a zona urbana para fazer esses procedimentos, por isso, o Senar-MT e os parceiros levam esse serviço até o campo”, afirma.

Histórico – O Mutirão Rural é realizado há cerca de 25 anos. É um programa realizado pelo Senar-MT, Sindicatos Rurais em parceria com instituições públicas e privadas. O objetivo é conectar empresas e pessoas visando melhorar a vida da população rural do estado, chegando aos locais de difícil acesso com serviços de saúde, cidadania e lazer.

Programação:

16/03/2023 – SR São José dos Quatro Marcos – Município Porto Esperidião – Vila Picada – Escola Lila Hill de Souza;
20/03/2023 – SR Comodoro – Município Nova Lacerda – Comunidade São Judas – Escola Municipal 15 de Setembro;
22/03/2023 – SR Comodoro – Município Comodoro – Comunidade Colônia dos Mineiros – Escola Municipal Tiago Elias Fernandes;
25/03/2023 – SR Vila Bela da Santíssima Trindade – Município Vila Bela da Santíssima Trindade – Comunidade Ritinha – Escola Municipal Vale do Guaporé.

Selo

Matérias Relacionadas