Logo CNA

Municípios mineiros fazem curso para recuperar e proteger nascentes
Sem titulo 6 0 591095002015150611921

Os alunos recebem conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, a topografia do local, entre outros</p>

18 de abril 2016
Por Senar

O SENAR Minas lançou, no ano passado, o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes para capacitar produtores na gestão da água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso. Considerando a preocupação em evitar a escassez, o curso surge como um aliado importante, já que, adotando práticas de cuidados com as nascentes, pode se conseguir aumento na quantidade e qualidade da água.

Na quinta-feira (14), doze produtores rurais iniciaram a participação no curso Recuperação e Proteção de Nascentes, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Coroaci em parceria com o SENAR. O curso foi realizado na Fazenda Brejaúba, no município de Virgolândia.

“Os participantes queriam a realização desse curso na região, que sofre com a escassez de água, desde o ano passado. A situação é tão difícil que a companhia responsável pelo abastecimento na região já está fazendo um apelo para que a população economize água. Daí a importância da recuperação e preservação das nascentes que temos. Algumas comunidades já sofrem com a falta de água”, alerta a mobilizadora Naiana Coelho de Menezes.

O curso tem instrução de Rosilene Aparecida Ferreira. “A carga horária é de 24 horas, dividida em três dias de aulas teóricas e práticas. Os alunos recebem conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, como construir um ponto de captação e como registrar os dados da nascente recuperada para catalogação”, explica a instrutora.

Frei Inocêncio

O curso de Recuperação de Nascentes também foi realizado no município de Frei Inocêncio, no Vale do Rio Doce. O evento foi uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares em parceria com o SENAR e também teve instrução de Rosilene Aparecida Ferreira.

Para que o trabalho tenha continuidade após o curso, Afonso Bretas, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, avisa que não basta recuperar a nascente, “o produtor deve também adotar práticas agrícolas que previnam a ocorrência de erosão e assoreamento, assim como nova contaminação da água”.

Para Meire Lúcia Azevedo, proprietária da Estância do Criador, onde o curso foi realizado, as técnicas de recuperação já apresentaram resultados na propriedade.

“O curso foi muito importante porque conseguimos recuperar a nascente que temos. Tive o privilégio de fazer a capacitação, limpamos e protegemos a nascente, tudo por conta das informações que obtive no curso. Hoje eu vejo esse curso do Senar como necessário para toda propriedade que tenha uma nascente devido aos recorrentes problemas de escassez de água”, destaca.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas