Logo CNA

Mato Grosso

Mulher se capacita e se torna operadora de colheitadeira de grãos no médio norte
06 13 jun operadora de maquinas rosangela lucas do rio verde 3

Ela já trabalhou nas safras de milho, soja, e mais recentemente, de algodão

16 de junho 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Em Lucas do Rio Verde, Rosângela Santos tem uma agência de empregos onde ajuda as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho. Mas, há um ano foi ela quem realizou o seu maior sonho como trabalhadora. Rosângela concluiu o curso de operação de colheitadeira de grãos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural e, aos 43 anos de idade, se realizou profissionalmente como operadora de maquinários agrícolas.

Operadora durante treinamento do Senar-MT e Sindicato Rural

“Conheci o Senar-MT por indicação de um amigo que sabia do meu sonho de operar máquinas. Desde o fim da capacitação já trabalhei em três safras, incluindo soja, milho e agora estou na safra do algodão que era o meu maior objetivo”, destaca. Apesar das mulheres não serem maioria nesta área de atuação, Rosângela não se intimida. “A rotina é bem pesada, já tive que desembuchar a máquina, mas eu gosto. Eu vou abrir mão de colher o milho, para colher algodão e estou muito feliz”.

Rosângela se identificou tanto com a profissão que iniciou um curso de Técnico Agrícola para ficar ainda mais capacitada. Além disso, ela compartilha a sua rotina de operadora no Tik Tok. No seu perfil da rede social ( @rosangelasantosmm100879 ), além das postagens pessoais, a profissional envia vídeos de dentro da cabine da colheitadeira até os belos cenários que pode presenciar na sua vivência no campo.

O curso de Operação de Colheitadeira de Grãos possui carga horária de 24 horas e capacita mão de obra para operar colheitadeira de grãos e suas respectivas regulagens. No treinamento, os alunos aprendem sobre sistemas de controle e comandos, painel de instrumentos da colheitadeira, noções de regulagem mecânica e hidráulica, revisão de manobras com a máquina após a operação, rotação do motor, colheita em bordadura para saída da lavoura em colheita, limpeza geral da máquina para guardar após operação etc.

Ele é ofertado sem qualquer custo aos participantes. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade, para verificar datas e turmas disponíveis. No site do Sistema Famato é possível encontrar o contato de todos os 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Matérias Relacionadas