Logo CNA

Mato Grosso

Moradores de Santo Antônio do Leste aprendem receitas com derivados da soja
03 06 mar derivados do soja sto antonio leste 1

Treinamento tem carga horária de 40 horas e é ofertado pelo Senar-MT e Sindicatos Rurais

30 de março 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Bolos, bolachas, doces e salgados. São infinitas as possibilidades de receitas com derivados da soja. Moradores de Santo Antônio do Leste aprenderam algumas delas durante o curso de Processamento de Produtos com Derivados da Soja, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural.

A participante Mara Sílvia Batista não imaginava a quantidade de receitas possíveis a partir dos derivados do produto. “Às vezes nós só lembramos que existe o óleo de soja e não pensamos no quanto de coisas que podem ser feitas. Eu gostei muito desse curso, porque me ensinou muitas receitas que irei aplicar em casa”, afirmou.

Além de saborosas, as receitas são nutritivas. Segundo a instrutora credenciada ao Senar-MT, Maria Marana, elas podem ser alternativas para aqueles que possuem restrições alimentares. “A soja é um grão extremamente proteico, rico em vitaminas, bom para a manutenção dos ossos e para o bom funcionamento do trato intestinal. As receitas podem substituir os derivados do leite para ajudar aqueles que sofrem com intolerância à lactose ou outras restrições na alimentação”, afirma.

O curso de Processamento de Produtos Derivados da Soja possui carga horária de 40h. Nele são ensinadas noções básicas sobre o valor nutricional dos alimentos, tratamento dos grãos, preparo de extrato de soja e farinha, resíduo e grãos cozidos, produção de pães, patês, tortas etc.

Para este primeiro semestre já estão previstos cursos em Nova Xavantina, Guiratinga e Ribeirãozinho. Mais informações sobre as turmas já confirmadas, basta entrar em contato com o Sindicato Rural do município. O site do Sistema Famato dispõe do contato de todos os 94 Sindicatos Rurais do estado. Acesse clicando a seguir: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Selo

Matérias Relacionadas