Logo CNA

Amapá

Moradores de Anauerapucu são atendidos pelo Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural do Sistema Faeap/Senar-AP/Sindicatos Rurais
Sa C3 B Ade do homem e mulher

9 de setembro 2019

Por: Daniel Alves - Assessor de Comunicação FAEAP/SENAR-AP

Nesse domingo (08), com uma programação extensa de saúde, palestras, vendas de artesanato, roupas e produtos agrícolas ocorreu a segunda edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural do Sistema Faeap/Senar-AP/Sindicatos Rurais. Em parceria com a prefeitura de Santana e o RURAP a atividade ofertou diversos serviços aos moradores e produtores rurais do Distrito de Anauerapucu, no total foram realizados 104 atendimentos.

Na área da saúde foram realizados exames de PCCU e teste rápido de HIV/Sífilis, além de atendimentos médicos com clínico geral, odontólogo, psicólogo e pediatra. Após as consultas com os especialistas, os pacientes receberam kits brindes do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural.

De acordo com o superintendente do SENAR-AP, Francisco Rocha, o objetivo principal da atividade é oferecer aos produtores rurais e moradores das áreas rurais procedimentos e informações de saúde, sendo que a parceria com órgãos municipais garante a efetividade da ação. “O programa acontece com o auxílio dos nossos parceiros, por esse motivo agradecemos a Prefeitura e o RURAP por estarem presentes nesse momento”, afirmou o superintendente.

A Prefeitura de Santana esteve presente com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Municipal Econômico e Economia Solidária (SEMDES), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Durante a programação, o prefeito Ofirney Sadala considerou os benefícios da ação para os moradores da zona rural.

“É muito bem-vinda essa parceria, onde temos juntos o Senar/AP e a Prefeitura trabalhando em prol da comunidade do Distrito do Anauerapucu. Nós percebemos a satisfação da população com os atendimentos, assim fica o nosso agradecimento a todos que cederam o seu domingo para integrar essa ação profícua para a nossa população”, considerou o chefe do executivo municipal.

Para o vereador de Santana e secretário da SEMDES, Genival Oliveira, é muito salutar esses atendimentos as populações residentes nas áreas rurais, que muitas vezes tem dificuldade em acessar os serviços de saúde. “Deste modo, queremos trazer benefícios para a comunidade rural e também aproveitamos para fomentar a venda dos produtores de hortifrútis e artesanato de Santana”, concluiu.

Pesquisa de Saúde Rural

Dentro da ação desenvolvida pelos Sistema Faeap/Senar-AP, os agentes da pesquisa nacional “Diagnóstico da Saúde da População Rural”, preparados pelos Instituto CNA para desenvolver entrevistas com os homens e mulheres do meio rural, estiveram abordando os participantes da programação com um questionário de perguntas que subsidiará políticas públicas voltadas para esse grupo social.

O questionário aplicado é composto de 90 a 115 questões, variável, dependendo do perfil dos entrevistados, com a intenção de conhecer os hábitos laborais, alimentares, de higiene, saúde, para tornar mais transparente um conjunto de doenças como tuberculose, asma, bronquite, câncer, hérnia, doença de chagas, dentre outras, mais comuns no meio rural.

Matérias Relacionadas