Logo CNA

Minas Gerais

Mineiros são maioria em livro com casos de sucesso nacionais do ATeG

26 de agosto 2021

Por: SENAR MINAS

Mais de nove mil produtores atendidos em Minas Gerais, com meta de chegar a 13 mil até o final de 2021;

Premiações para cafeicultores e produtores de leite e um concurso de qualidade de café já tradicional na Semana Internacional do Café - SIC;

Maioria dos respondentes da pesquisa da CNA “Prioridades e principais dificuldades no acesso ao crédito e seguro rural – Plano agrícola e pecuário 2021/2022”;

E, ainda, a maior parte dos casos de sucesso retratados no livro “ATeG – Cinco etapas da transformação rural”, lançado este ano pelo SENAR: estas são só algumas das expressivas marcas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, desenvolvido no estado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

Dos 33 casos de sucesso retratados no livro, lançado em junho deste ano, sete são de Minas Gerais. São produtores atendidos em fruticultura, cafeicultura e pecuária de leite. O objetivo da publicação é ser “uma pequena amostra de como a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR faz uma enorme diferença na vida dos produtores, de seus familiares, do setor agropecuário e da sociedade brasileira”, diz o presidente do Sistema CNA, João Martins, no prefácio.

Mineiros são maioria em livro com casos de sucesso nacionais do ATeG - SENAR MINAS

Reconhecimento

Cada produtor mineiro retratado no livro foi presenteado com um exemplar da publicação, entregue pelos gerentes regionais e com uma carta do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif. Para ele, o reconhecimento nacional pelo desempenho do Sistema FAEMG quanto aos resultados do Programa ATeG se deve ao trabalho intenso e competente de todos os envolvidos.

“Além do reconhecido protagonismo, com mais de 50% das propriedades atendidas pelo ATeG na região sudeste do Brasil estando em Minas, proporcionamos a transformação dos produtores rurais aumentando sua renda com sustentabilidade e melhorando a vida de em torno de 50.000 pessoas do meio rural do nosso estado. É o Sistema FAEMG cumprindo sua missão: ‘há 70 anos apoiando os sonhos de quem produz’”, avalia.

Não é só a publicação do SENAR que reconhece o trabalho bem feito em Minas Gerais. Em pesquisa de satisfação feita com 718 produtores de leite atendidos pelo ATeG Balde Cheio, e divulgada durante a premiação do programa , apurou-se que 79% dos entrevistados afirmam ter tido efetiva melhora na qualidade de vida de suas famílias e 16% indicam que houve uma melhora parcial. “Temos que agradecer a toda a equipe a oportunidade de prestar um serviço que leva melhoria de renda e de qualidade de vida para o produtor continuar na atividade”, analisou, na ocasião, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG, Bruno Rocha de Melo.

Aprimoramento constante

Bruno Rocha de Melo adianta que o Sistema FAEMG está preparando o primeiro curso de formação técnica e metodológica do Programa ATeG em Minas. O treinamento será realizado no campus de Florestal da Universidade Federal de Viçosa, de 13 a 18 de setembro. “Essa primeira turma será composta por novos técnicos de campo, técnicos especialistas e supervisores das cadeias de pecuária. Ao todo, serão 45 profissionais capacitados para atuar de maneira ainda mais consistente junto ao produtor rural”, explica o gerente.

No treinamento, cinco instrutores abordarão desde técnicas de fabricação de Queijo Minas Artesanal, passando pelas boas práticas agropecuárias, processos de regularização dos estabelecimentos, até um treinamento aprofundado sobre indicadores econômicos, técnicas de gestão e gerenciamento de estabelecimentos rurais, conclui o gestor.

Conheça detalhes dos casos mineiros de sucesso (clique nos nomes para ler mais) :

  • Bovinocultura de leite

Ademir de Oliveira Miranda – município de Mariana (Regional de Viçosa): orientações técnicas reduzem custos com mão de obra e ampliam em 133% a venda de leite.

Nazareno Moreira Quirino - município de Mariana (Regional de Viçosa): adequações na dieta e confecção de novas instalações aumentaram o conforto animal e a produtividade.

  • Cafeicultura

Rinaldo Conceição do Carmo – município de Araxá (Regional de Uberaba): apoio da ATeG elevou manejo nutricional das plantas e proporcionou melhor gestão dos dados das safras.

Ipojucan Fortunato - município de Patos de Minas (Regional de Patos de Minas): com orientações técnicas e gerenciais, fazenda conseguiu avanços importantes no café especial mesmo em tempos de covid-19.

Gabriel Lázaro - município de Patrocínio (Regional de Patos de Minas): utilização eficiente de insumos trouxe bons resultados à propriedade e maior qualidade de vida aos produtores.

Maurício e Luciano Paiva Brandão - município de Patrocínio (Regional de Patos de Minas): manejo sustentável aliando suinocultura e bovinocultura ao café transformou resíduos com potencial de contaminação ambiental em insumos.

  • Fruticultura

Sebastião Firmino dos Santos – município de Canápolis (Regional de Uberaba): conhecimento do ATeG possibilitou redução das perdas que chegavam a 50% da produção de abacaxi e acabou com as incertezas da comercialização da fruta.

Matérias Relacionadas