Logo CNA

Mercado de trabalho é promissor e carente de mão de obra qualificada
Mercado trabalho 0 17724500 1515061253

SENAR-MT promove curso para profissionais que querem se capacitar ainda mais

13 de janeiro 2016
Por Senar

Com o objetivo de agregar conhecimento a profissão, o corretor de imóveis Carlos Alberto Santos de Oliveira, de 32 anos, está fazendo o treinamento de Classificação de Grãos ofertado, esta semana, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte. O treinamento acontece na sede do sindicato. Oliveira que ser corretor de grãos. "O mercado é promissor e carente de mão de obra qualificada", ressalta o participante.

O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Antonio Xavier de Oliveira, popularmente conhecido como Toninho, acrescenta que só neste primeiro quadrimestre tem quatro treinamentos programados. Toninho conta que durante o treinamento os participantes aprendem tudo sobre a legislação que inclui a Instrução Normativa 11, a lei número 9.972, de 25 de maio de 2000 e o decreto 6.268 de 22 de novembro de 2007.

O conteúdo também inclui informações sobre espécie, gênero e família das plantas e as 11 avarias atribuídas ao grão. Segundo Toninho, até pouco tempo a classificação dos grãos era apenas função do estado. "Isso mudou e o profissional que classifica os grãos passou a trabalhar também em empresas e na fazenda analisando a qualidade dos grãos que entram e saem da propriedade".

Um pouco diferente de Oliveira, o técnico agrícola Valdemar Onofre Neto, de 28 anos, que é auxiliar do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está fazendo o treinamento para conhecer melhor o setor e poder orientar os alunos do instituto sobre o assunto. "Estou vendo muitas coisas diferente. Conheço bem a parte de produção, mas a classificação de grãos é novidade", ressalta.

Os interessados em fazer esse treinamento devem buscar informações no Sindicato Rural de seu município. O SENAR-MT oferece o treinamento que deve ser demandado pelos Sindicatos Rurais, o principal parceiro da instituição de ensino rural.

Assessoria de Comunicação Sistema Famato/ SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br