Logo CNA

Santa Catarina

Mercado de carnes é destaque em webinar da Faesc e da Safras & Mercado
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Iniciativa ocorreu na noite de segunda-feira (30) e reuniu dirigentes de sindicatos rurais, produtores, técnicos e profissionais do agronegócio

1 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A Fe deração da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu, em parceria com a Safras & Mercado – consultoria de maior referência no agronegócio brasileiro e de abrangência internacional –, webinar sobre o Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de carnes (Boi). A iniciativa ocorreu na noite desta segunda-feira (30) e reuniu dirigentes de Sindicatos Rurais, produtores, técnicos e profissionais do agronegócio.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, reconheceu a importância da parceria com a Safras & Mercados para trazer informações mercadológicas que ajudam os empresários rurais a planejarem a produção. Agradeceu a participação do público e cumprimentou o palestrante Fernando Henrique Gleises pela oportunidade de conhecimento que trouxe para o evento.

Graduado em Ciências Econômicas e especialista no setor de carnes, Fernando atua há 13 anos como analista da Safras & Mercados. “Foi uma palestra rica em informações sobre as perspectivas para o setor em termos de expansão, investimento e oportunidades. Além do assunto em foco, também tivemos a oportunidade de entender melhor os impactos econômicos para os produtores de leite e para as indústrias de Santa Catarina em razão das importações exageradas, principalmente da Argentina e do Uruguai”, frisou o presidente Pedrozo.

Durante sua explanação, Fernando destacou a satisfação pela oportunidade em falar sobre pecuária de corte e de leite. Ao comentar sobre a situação econômica realçou que a política monetária ao redor do mundo ainda é adotada para controlar a inflação, que o aumento das taxas de juros é a principal ferramenta utilizada e que a escalada de tensão no Oriente Médio tende a trazer instabilidade. Também falou sobre o desaceleramento da economia chinesa e a adoção de medidas do Governo para estimular o consumo, entre outros aspectos.

Sobre o mercado de carnes no Brasil, o especialista lembrou que o País é líder global em embarques de carne bovina e de frango e caminha para se tornar o terceiro principal exportador de carne suína. Afirmou que é embarcado grande volume de proteínas de origem animal com destino à China e ressaltou que o ano é de preços mais baixos ao longo da cadeia produtiva em função da ampliação da oferta, em especial de carne bovina. Explanou sobre a queda dos preços globais das proteínas de origem animal que vêm impactando negativamente nas exportações brasileiras e falou sobre a recuperação da economia e o restabelecimento da suinocultura chinesa, que são fatores fundamentais para a alta dos preços.

Outro ponto em destaque foi a consolidação do mercado doméstico que também é fator determinante com algumas dificuldades quando se trata da absorção de produtos de maior valor agregado, impactando também na escolha das proteínas de origem animal.

A situação do mercado doméstico em outubro também foi evidenciada na palestra. Segundo Fernando, o cenário demonstra que o mercado de boi gordo operou de forma lateralizada, o sorgo segue como boa alternativa para a substituição do milho na dieta e, mesmo diante de um cenário complexo, nem a avicultura, nem a suinocultura vislumbram a possibilidade de grandes cortes na produção.

PECUÁRIA DE LEITE

Em relação à pecuária leiteira, o especialista trouxe uma mensagem esperançosa ao salientar que existem algumas alterações importantes em andamento. “A primeira delas é que houve mudança no regime tributário em relação às importações. Ainda não está em vigor, mas saímos de um regime em que o aproveitamento de crédito era de 50% e agora vai para o regime convencional, de apenas 20% de aproveitamento. Essa é uma boa notícia para o setor leiteiro”.

Seguiu destacando que as importações precisam ser taxadas para proteger a produção nacional e enfatizou a necessidade de linhas de crédito para que o pecuarista leiteiro se mantenha na atividade. “Depois desse ano extremamente desafiador para a pecuária leiteira, o Governo terá que oferecer ajuda para que o produtor consiga seguir nessa atividade, que é tão importante do ponto de vista da economia brasileira. Foi dado o primeiro passo para o segmento começar a sair da crise”, concluiu Fernando.

PARCERIA FAESC E SAFRAS & MERCADO

A parceria entre Faesc e Safras & Mercado oportuniza seminários on-line ao vivo em vídeo abertos ao público (Sindicatos, lideranças, produtores, técnicos e demais interessados) e, para participar, basta acessar o site https://sistemafaesc.com.br/ , preencher o cadastro e o link é enviado para o e-mail informado. Na data do evento, o link também é enviado no WhatsApp informado no cadastro.

Foram realizados eventos em maio (cenário de oferta e demanda global e perspectivas do mercado do milho e soja), em junho (perspectivas e tendências do mercado de fertilizante), em julho (Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de Carnes - Boi), em agosto (Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do Milho e Soja) e em setembro (Cenário de oferta e demanda global do mercado de arroz).

Matérias Relacionadas