Logo CNA

Mato Grosso

Melhor custo-benefício de cerca elétrica tem atraído produtores rurais para capacitação
05 25 mai treinamento cerca eletrica rural 9

Economia pode chegar a 60%, segundo instrutor

28 de junho 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Em relação a uma cerca convencional, a cerca elétrica pode ser de 50% a 60% mais barata. A informação é do instrutor credenciado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Fábio Borges. O curso que ensina a instalar a cerca elétrica está entre os ofertados pela instituição em parceria com os Sindicatos Rurais do estado.

Segundo o profissional, esta tem sido uma das maiores vantagens que tem atraído os produtores rurais para a adoção do sistema. “Apesar dela precisar de mais cuidado e manutenção, o custo-benefício é muito maior em relação à cerca convencional e os produtores tem migrado para essa tecnologia que é mais econômica e vantajosa”, destacou.

Rodrigo aprovou a nova cerca da propriedade.

Dentre eles, está o produtor rural da Comunidade Pinguela em Rondonópolis, Rodrigo Magalhães Carrijo, que considerou uma ótima alternativa. “Se fôssemos comprar uma cerca convencional que seja boa, ela sairia muito mais cara do que a elétrica”. Rodrigo implantou a cerca elétrica no sistema de piqueteamento da propriedade e já teve bons resultados. “Melhorou o manejo da nossa pastagem e conseguimos identificar melhor a qualidade do nosso pasto. Com esse sistema, poderemos até aumentar o rebanho”.

O produtor foi um dos alunos do curso de Cerca Elétrica, ofertado em Rondonópolis, neste primeiro semestre. O objetivo do treinamento de 40 horas é capacitar para construção e instalação de cerca elétrica, seguindo as recomendações de segurança para o trabalhador e o bem-estar animal.

O que motivou Rodrigo a participar foram as experiências negativas com a cerca convencional. “Vimos a necessidade de fazer esse curso depois que sofremos alguns prejuízos. Tínhamos uma plantação de mandioca e o gado não respeitou a cerca convencional. Buscamos conhecimento para implantar uma estrutura mais resistente que traga segurança para o nosso pasto e conseguimos grandes vantagens”, destacou.

Capacitação – O curso é ofertado pela parceria entre Senar-MT e Sindicato Rural. Nos próximos meses, ele está previsto para os municípios de Pedra Preta, São Félix do Araguaia, Cláudia, Alto Araguaia e Santo Antônio do Leverger. Os interessados em fazer essa capacitação devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município e verificar turmas e datas disponíveis.

Matérias Relacionadas