Logo CNA

Mato Grosso

Mais de dois mil moradores de MT buscaram capacitação de combate ao fogo no 1º semestre
07 26 jul formacao de brigada de incendio florestal 13

Cursos e oficinas foram ofertados pelo Senar-MT e sindicatos rurais

3 de agosto 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

De janeiro a junho de 2023, mais de duas mil pessoas se tornaram aptas para o combate ao fogo por meio de cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais. Ao todo, são disponibilizadas quatro capacitações sem qualquer custo aos participantes.

Dentre eles está a técnica em segurança do trabalho, Maria Rosa dos Santos, de 26 anos. Trabalhadora em uma propriedade rural de silvicultura de teca, ela concluiu o curso de Formação de Brigada de Incêndio Florestal, em Água Boa, neste ano. “Aprendemos a nos localizar dentro da mata, fazer vários tipos de aceiros, combater o fogo com equipamentos próprios. Ensinamentos que fazem a diferença na prática”, destaca.

Com carga horária de 36 horas, o treinamento de Formação de Brigada de Incêndio Florestal ensina sobre conceito de fogo e triângulo do fogo, princípios e fases da combustão, conceito e tipos de incêndios florestais: subterrâneo, superficial e aéreo ou de copa – propagação de incêndios florestais, entre outros.

Para o instrutor credenciado ao Senar-MT, José Roberto Bueno, com a capacitação, o aluno sai apto para o combate ao fogo. “O aluno recebe todas as informações necessárias para sair pronto para combater qualquer atividade que envolva o fogo. Eles aprendem desde manusear uma bússola, primeiros socorros até as especificidades técnicas para combater o incêndio. E, ao final passam por uma prova para testar esse aprendizado e serem aprovados no curso”, explica.

Segundo o profissional, o conhecimento traz dois grandes benefícios: a defesa do patrimônio e a preservação do meio ambiente. “É preciso reduzir os impactos tanto para a propriedade rural quanto para a questão ambiental. Além disso, temos portarias que regulamentam as brigadas de incêndio, por isso, as empresas têm buscado capacitar seus colaboradores”. Destaca.

O Senar-MT também disponibiliza outros dois treinamentos de Brigada de Incêndio: o Tipo I (nível intermediário) e o Tipo II (nível avançado). Eles são focados na atuação como brigadista desde a prevenção até o combate ao incêndio, de acordo com a NBR 14.276 e a NTCB 34 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Alunos aprendem a confeccionar abafadores

ABAFADORES – Outra importante formação é a oficina de confecção de abafadores, que pode ser realizada tanto dentro do treinamento como de forma separada. Os materiais são produzidos com madeira e borracha e ficam com os alunos após as capacitações. O intuito é fornecer material para o combate ao fogo às comunidades que demandarem o curso. Até o momento, já foram concluídas turmas específicas das oficinas em Comodoro e Pedra Preta.

Segundo o instrutor, os materiais são produzidos com artigos que seriam descartados. “O objetivo é reaproveitar o que às vezes é considerado lixo. Por exemplo, são utilizadas as borrachas tiradas de elevadores de grãos que vão se desgastando com o tempo e que não teriam outra serventia”, destaca.

Além disso, a confecção de abafadores também pode reduzir custos. “O aluno aprende a confeccionar o abafador e assim economiza por não precisar comprar um material pronto. Sem falar que em caso de incêndio em pastagens ou florestal, um abafador é extremamente útil, basta saber utilizá-lo”.

Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade. No site do Sistema Famato está disponível o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse clicando a seguir: Encontre o seu sindicato rural.

Matérias Relacionadas