Logo CNA

Piauí

Mais de 800 pessoas foram beneficiadas com programa saúde no mês de maio no Piauí
Saudedohomem

O Senar tem um programa voltado para o produtores e trabalhadores rurais e suas famílias com consultas e exames médicos, mutirões de saúde tem feito a diferença em muitos municípios

5 de junho 2022

Levar saúde e educação para o homem e mulher do campo para gerar oportunidade de educação para a promoção da saúde e prevenir doenças, esses são os principais objetivos dos Programas Saúde do homem e da Mulher realizados pelo sistema FAEPI/SENAR.

Cerca de 800 produtores rurais já foram beneficiados pelo programa somente no mês de maio no Piauí, com atendimentos de médicos especialistas nos municípios de Nossa Senhora de Nazaré e Regeneração.

“O programa saúde do homem e da mulher rural é um programa que tem contribuído muito para mudar e melhorar a qualidade de vida do nosso público rural. O Programa Saúde do Homem é um programa de prevenção ao câncer de próstata e o Programa Saúde da Mulher é um programa de prevenção ao câncer de cólo do útero”, explica a gerente técnica do SENAR, Márcia Borges.

Através do programa, as mulheres tiveram atendimento ginecológico e realizaram exames preventivos. Além do câncer de colo do útero, a médica ginecologista Andreia Reis chama a atenção para a prevenção do câncer de mama, pois muitas mulheres chegam aos 60 anos sem ter realizado o autoexame.

“a prevenção do colo de útero a maioria já realiza com frequência, mas a mamografia muitas chegam com 60 anos ou mais sem nunca ter realizado. Então é uma paciente que já está passando da faixa de rastreio, que já perdeu aí pelo menos 10 anos de prevenção, chegam sem o acompanhamento adequado. O evento é uma oportunidade de regularizar isso, da gente fazer esse contato inicial!, explica a ginecologista.

Já os homens tiveram consultas com médicos urologistas com o objetivo de alertar sobre o câncer de próstata. “Ontem era um exame que chamava muita atenção, era de uma resistência enorme, mas hoje a gente está vendo que os homens estão cada vez mais se conscientizando desde exame de próstata (corta e continua já na outra pergunta) , principalmente nas cidades longínquas que tem a dificuldade do homem em procurar a urologia de uma capital, então gratuitamente estamos vendo a procura a um trabalho de qualidade”, completou o médico urologista Dilson Barbosa.

E o SENAR Piauí tem inovado o projeto e ofertando ainda mais atendimento especialidades médicas para a população, como o atendimento de ortopedia e a realização de exames de Raio X e Ultrassonografia.

“A nossa inovação principal, hoje, é trazer médicos ortopedistas com um caminhão que estamos realizando raio X a quem realmente está precisando e também uma médica especialista em ultrassonografia”, contou o superintende do SENAR, Diego da Paz.

O sistema FAEPI/SENAR além de capacitar o homem e a mulher do campo através dos cursos profissionalizantes e técnicos, ainda realizam diversas ações sociais para melhorar a autoestima, a saúde e a qualidade de vida no campo.

Veja a matéria completa na TV SENAR!

Matérias Relacionadas