Logo CNA

Rio Grande do Sul

Juntos para Competir: nos parreirais também colhem-se vitórias
39591879124 1c5790760a c

Programas de boas práticas na vitivinicultura fortalecem cadeia produtiva no Estado

26 de julho 2021

Por: Tatiana Py Dutra

Fonte: Padrinho/ASCOM Senar-RS

É com orgulho que Rudimar João Moroni conta que a vitivinicultura é um negócio de família há mais de 100 anos. Tanto é que a propriedade que mantém com os sogros, a esposa, a filha e o genro na divisa entre Farroupilha e Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, foi batizada de Três Gerações.

Os 32 talhões de uvas finas e de mesa são a principal fonte de renda da família, que é associada à Cooperativa Vinícola Aurora. As frutas colhidas ali são transformadas em sucos, vinhos e espumantes comercializados no mercado nacional e internacional. Por isso, manter a qualidade e a produtividade é vital para os Moroni, que encontraram no programa Juntos para Competir (JPC) - iniciativa de Farsul, Senar-RS e Sebrae RS - o apoio que precisavam para aprimorar e expandir seus negócios. E, nos últimos 18 meses, têm sido um sucesso.

“Conseguimos melhorar nossa produtividade e o faturamento em, aproximadamente, 45%. E nossa lucratividade chegou aos 32%”, valoriza Moroni, que também é produtor de pêssegos.

O resultado positivo reflete uma série de ações levadas a cabo pelo JPC junto aos vitivinicultores. Entre elas, o Programa de Olho na Qualidade Rural e o Programa de Alimento Seguro de Uva para Processamento (PAS Uva), da qual a Três Gerações faz parte. O primeiro é um programa de eficiência que tem como ponto de partida a organização do ambiente de trabalho e a eliminação de desperdícios. O segundo é uma iniciativa de boas práticas agrícolas que já qualificou 700 produtores de uvas em todo o Estado, e que este ano está atendendo a 80 produtores.

Superando expectativas

O PAS Uva visa garantir a qualidade do produto que chega ao mercado, fortalecendo e qualificando todos os aspectos da cadeia produtiva. Consiste em uma série de cursos e consultorias, aplicados pelo Senar-RS e pelo Sebrae-RS, realizados ao longo de 10 meses junto aos produtores.

O programa trabalha desde questões de rastreabilidade e gestão rural, como levantamento e redução dos custos, até o uso seguro de agroquímicos, localização correta de parreiras, manejo de solo e de água.

“Foi um aprendizado grande. Do lado do Senar, uma coisa que me marcou foi sempre fazer a correção, a análise do solo, para não fazer adubação desnecessária. Isso ajuda a cortar custos de produção. Do lado do Sebrae, a questão da organização da parte financeira, normas técnicas, legislação. Foram muitas as coisas que aprendemos e queremos seguir aprendendo”, afirma Moroni.

O empenho e a disciplina da família Moroni em aplicar os conhecimentos adquiridos nas consultorias e cursos permitiram grandes feitos à propriedade serrana. A Três Gerações é hoje um exemplo de gestão: a contabilidade sabe os custos de produção de cada um dos 32 talhões de uva da propriedade, e de cada tipo de uva. Ter dados como esses na mão é um trunfo em uma eventual redução de custos, por exemplo. Como se não bastasse, a produtividade saltou de 233 mil quilos de uvas na safra 2019/2020, para 338 mil quilos na safra 2020/2021.

“O clima ajudou um pouco. O inverno foi bastante frio e não teve muita chuva Mas o que a gente aprendeu sobre o manejo fitossanitário dos vinhedos ajudou bastante. Houve manutenção dia a dia. Um trabalho que deu certo do Juntos para Competir”, elogia Moroni.

*Esse texto pode ser livremente reproduzido mediante crédito a Senar-RS/Padrinho Conteúdo

Whats App Image 2021 06 08 at 16 59 38

Matérias Relacionadas