Jovens paulistas avançam na etapa nacional do CNA Jovem em Alexânia
Encontro reuniu representantes de todo o país para ajustar projetos, ampliar impacto das iniciativas e vivenciar experiências práticas de liderança no campo
Senar-SP
Fonte: Comunicação do Sistema Faesp/Senar-SP
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, entre 14 e 16 de novembro, em Alexânia (GO), o 2º encontro da etapa nacional do Programa CNA Jovem, 6ª edição. Durante os três dias, jovens de todo o país – incluindo os quatro representantes paulistas – participaram de uma imersão com palestras, painéis e visita técnica que contribuíram para o desenvolvimento das suas iniciativas dentro do programa. O encontro foi dedicado a ajustar rotas, entender limites e possibilidades de escala e adequação às necessidades reais dos beneficiários dos projetos que cada participante está desenvolvendo.
Como parte da programação, os jovens visitaram a propriedade do produtor Moacir Fernandes Guimarães, assistida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A experiência contribuiu para que os jovens vissem como o produtor rural precisou ajustar seu caminho para alcançar resultados melhores, e que eles devem também recalcular a rota quando necessário – isso faz parte do processo de liderança.
O terceiro e último encontro está previsto para os dias 5, 6 e 7 de dezembro, onde os jovens irão apresentar os impactos alcançados por seus projetos.
Conheça os jovens que estão representando o Senar-SP e seus projetos elaborados para a 6ª edição do programa Jovens Líderes do Agro da CNA:
Lilian Cristina Grano (Itápolis) – Idealizou o “Raízes de Itápolis” (@raizesdeitapolis) com o desafio de valorizar o pequeno produtor rural, reconhecendo seu papel essencial na construção de um agro mais justo, sustentável e conectado às suas raízes. Uma ponte entre tradição e inovação, entre quem produz e quem consome, entre o campo e a cidade. Em nível de expansão, utiliza-se a metodologia de mapeamento de propriedades com potencial para o turismo rural ao longo das rotas religiosas em todo o Brasil.
Élida Ribeiro (Tupi Paulista) – A implementação de sua iniciativa – Projeto de Turismo Rural em seu município “ Tupi Conhecendo Tupi” inspirou a jovem a expandi-lo através da criação do “Guia Técnico de Implementação do Turismo Rural Comunitário — Passo a Passo para Gestores, Produtores e Jovens Líderes do Agro” que reunirá orientações práticas para apoiar municípios e propriedades rurais na estruturação do turismo rural de base comunitária, com apoio aos produtores, criação de rotas e plataformas turísticas, experiência do visitante, inclusão, acessibilidade e estratégias de valorização cultural. A iniciativa será impulsionada pela campanha digital #AquiTemTurismoRural, para mobilizar produtores, jovens líderes e comunidades a divulgar experiências, vivências e boas práticas do turismo rural em suas propriedades. A campanha pode ser acessada por todo o público na página do instagram.com/aquitemturismorural/
Beatriz Martins dos Santos (Amparo) – Ela é autora da iniciativa “Rotas Rurais do Brasil”, que nasceu para mostrar que todo produtor rural pode iniciar no turismo usando o que já tem. Por meio de uma metodologia prática que ajuda a transformar a rotina, a história e o espaço da propriedade em experiências reais, autênticas e cheias de valor. O projeto propõe que o produtor possa diversificar renda, fortalecer o campo e revelar o potencial que já existe em sua propriedade, só esperando para ser vivido.
Ricardo Rodrigues Filho (Bragança Paulista) – Sua iniciativa RuralTime é um espaço digital que conecta produtores, artesãos e visitantes, estimulando o turismo rural sustentável e a valorização da cultura local. É um canal de divulgação para experiências rurais, turismo e produtos do campo, alinhado aos Programas de Turismo Rural e aos Cursos de Artesanato Rural promovidos pelo SENAR-SP. O objetivo principal é ampliar a visibilidade dos produtores, gerar novas oportunidades de renda e aproximar cidade e campo. Vocês podem conferir no link https://www.ruraltime.com.br/