09/11/2018

Jovens lideranças apresentam soluções para os desafios do setor agropecuário

Brasília-DF (09/11/18) – Os integrantes da Rede CNA Jovem apresentaram, nessa sexta (9), os planos de ação para os desafios propostos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em áreas como segurança jurídica, agregação de valor aos produtos agropecuários, desenvolvimento de lideranças sindicais, novas tecnologias e sucessão familiar.

“Agora, eles vão elaborar os projetos executivos, com os custos, prazos, etc e nós vamos decidir o que vamos implementar”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

Os jovens da Rede começaram a pensar e trabalhar as soluções para os desafios propostos em agosto, durante a primeira etapa da Edição Especial do CNA Jovem, que reuniu 60 participantes em uma oficina de inovação em Brasília.

“O ponto alto disso tudo é que nós temos vários temas nos projetos apresentados e isso prova que estamos conseguindo estimular o pessoal do CNA Jovem a pensar em todas as questões do nosso sistema”, disse Carrara.

Fabiana Frota, do Acre, apresentou uma proposta para a realização de um fórum nacional para estreitar o diálogo entre as futuras lideranças do Brasil. Segundo ela, a ideia é “conectar os jovens líderes do Brasil para melhorar não somente a visão da sociedade em relação ao agro, mas também para resolver questões particulares do agro com soluções mais inovadoras e de uma forma mais imediata e abrangente”.

Fabiana Frota, do Acre

Além da sugestão de Fabiana, outras propostas foram apresentadas ao Senar como a criação de um programa de sucessores do agro, de um website com informações nacionais para agregar valor à produção agropecuária e de uma rede virtual de especialistas para levar informações jurídicas aos produtores rurais.

“Passamos por um processo metodológico e de amadurecimento profissional para construção do projeto, que fez com que a gente concretizasse as ações apresentadas e possibilitasse a avaliação do que é possível implementar. Estamos com uma expectativa muito boa”, afirmou Pedro Puttini, de Mato Grosso do Sul.

Pedro Puttini e Armando Rollemberg

Os jovens também apresentaram soluções para o setor sindical rural, com o desenvolvimento de um programa de 'nanodegrees' (cursos online de curta duração com foco em habilidades específicas para o mercado de trabalho) em liderança sindical e a criação de um Centro de Serviço Compartilhado (CSC) para os sindicatos rurais.

Jovens reunidos

A previsão é que nos próximos meses os jovens submetam os projetos executivos à diretoria do Senar para encaminhamentos.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
https://www.flickr.com/photos/...

Veja também