Logo CNA

Sergipe

Jovens ingressam no mercado de trabalho após cursos do Senar Jovem
Senar Jovem em Bovinocultura de Corte | Foto: Samara Fagundes

26 de julho 2022

Por: Ascom Sistema Faese/Senar

As oportunidades para quem se capacita surgem também nas aulas práticas do Senar Jovem, programa de qualificação profissional rural básica, com duração de 9 meses, voltado aos jovens e adultos que buscam capacitação no agro, setor que em 2021, o PIB Agro cresceu 9,37% e gerou cerca de 165 mil empregos no país.

Foi o que aconteceu com Alexandre Oliveira, durante a visita em uma propriedade, ele e mais outros dois colegas da turma de Bovinocultura de Corte também foram convidados para fazer parte de um novo projeto, daquele que no momento passava conhecimento sobre a propriedade. Luciano da Rural, como é conhecido, encontrou nas aulas em campo do Senar Sergipe estudantes comprometidos com o aprendizado e apresentou oportunidades. “Foi através do Senar que eu consegui essa oportunidade de empreender no agro”, reforça o estudante.

A zootecnista Isis Alves também foi selecionada naquele momento, ela buscou no Senar Jovem maior vivência de campo e encontrou além da experiência, novas chances de trabalho. “Foi muito importante porque conheci outras realidades e níveis de tecnificação, além de fazer contatos com produtores e nas visitas, conheci Luciano da Rural que presta assistência técnica em uma das propriedades, mandei o currículo e ainda durante o curso já comecei a trabalhar”, explica.

De aluna do Senar Jovem, a zootecnista Isis Alves, após concluir o curso, também aproveitou a oportunidade e esse ano participou da seleção e passou a ser instrutora da turma de bovinocultura de Corte.

Jovem, com experiência e pronta para contribuir agora com os futuros colegas de profissão e produtores rurais. O programa Senar Jovem foi criado pelo Senar Sergipe com o objetivo de qualificar os jovens e adultos com idade de 16 a 30 anos, com aulas teóricas de forma online e as atividades práticas presenciais em fazendas.

As turmas do Senar Jovem, atualmente, são em Fruticultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Gestão e Administração Rural e Equideocultura. O profissional poderá atuar como empreendedor na propriedade e gestão de fazendas. Conforme pesquisa realizada pelo Senar Sergipe com essas turmas, 89% dos entrevistados o Senar/SE foi responsável por promover melhorias e acesso a atividade econômica, seja ela de caráter particular ou para ingresso no mercado de trabalho.

Outro exemplo de egresso é o zootecnista Antônio Lemos. Ele iniciou a vida no Senar há pelo menos 8 anos, como estudante do curso técnico em Agronegócio. Após a formatura, atuou como instrutor, tutor, foi também técnico de campo por dois anos em seguida supervisor da Assistência Técnica e Gerencial. Atualmente é supervisor do Senar Sergipe.

“O Senar abriu portas para o mercado de trabalho não só para mim, mas para vários colegas atuarem na área rural, a visão que o Senar dá aos profissionais das Ciências Agrárias é imensa e serve de exemplo para o produtor rural.”, explica o supervisor do Senar Sergipe.

O gerente técnico do Senar Sergipe, Saymo Fontes explica que o conhecimento adquirido contribui diretamente com o aumento na produtividade e renda, fatores que estimulam a permanência do jovem no campo e reduzem o êxodo rural.

Por ser referência na capacitação no Agro, o Senar é procurado pelas empresas e propriedades rurais, comércio de produtos agropecuários e prestação de serviços para indicação de profissionais, para atender essa demanda é disponibilizado um canal para envio dos currículos dos egressos dos cursos do Senar: basta enviar o currículo para o e-mail: curriculo@senarsergipe.org.br .

Matérias Relacionadas