Logo CNA

Mato Grosso

Jovens de Mato Grosso se preparam para próxima etapa de Programa da CNA
Whats App Image 2023 06 01 at 14 11 461

Primeiro encontro presencial deve ser realizado no início de julho

7 de junho 2023

Por: Comunicação/ Senar-MT

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Foto: Arquivo pessoal – Laíza Gonçalves

Quatorze jovens de Mato Grosso foram aprovados para a etapa estadual do Programa CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro. O programa é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reúne jovens de todo o país. A próxima fase é presencial e, para os participantes de Mato Grosso, acontecerá no início de julho em Cuiabá.

Dentre as aprovadas está a engenheira agrônoma de Barra do Garças, Laíza Gonçalves. Ela chegou de se inscrever para o programa durante a pandemia, mas somente conseguiu participar desta edição. Aos 24 anos, a jovem destaca que a participação das primeiras fases já rendeu bons frutos. “ Mesmo que não chegue até o final, ter participado até agora já me beneficiou muito. Logo na primeira etapa, participamos de uma oficina de autoconhecimento que me deu direcionamento sobre a carreira que pretendo seguir”, afirma.

Segundo a jovem, os conhecimentos e orientações têm auxiliado além dos quesitos profissionais. “É quase uma terapia, porque conseguimos analisar quais são os nossos princípios inegociáveis e fazer escolhas até na nossa vida pessoal”, destacou. Mesmo antes do encontro presencial com o grupo, a agrônoma tem compartilhado experiências com os colegas. “Criamos um grupo no whatsapp e conseguimos esclarecer dúvidas uns com os outros, de acordo com a área de atuação de cada um. Acabamos nos ajudando além das atividades previstas pelo programa”.

De Sorriso, a advogada especialista em direito do agronegócio, Vanessa Alves, 26, também elogiou a oportunidade de compartilhar experiências com jovens do setor agropecuário. Ela, que já participou de uma Academia de Liderança e já exerce funções de líder no local de trabalho, explicou que ainda há muitos desafios para os jovens em cargos de destaque.

“Mesmo o jovem sendo líder, muitos ainda questionam o tempo de experiência, não dão oportunidades, nem ofertam um olhar de acolhimento. Não enxergam que nós jovens, queremos aprender, independentemente do nosso cargo”, avalia.

Para a jovem, é importante estar em constante crescimento. “Apesar das formações contínuas, não acredito que já esteja pronta. Sempre há uma oportunidade de crescer e aprender ainda mais”.

O Programa – O CNA Jovem é um programa destinado a pessoas de 22 a 30 anos, com formação técnica ou superior completa que possuem vínculo comprovados com o setor agropecuário e desejam desenvolver a liderança para atuação no setor. A 5ª edição iniciou em novembro de 2022 e seguirá até novembro deste ano. Além do encontro estadual presencial, ainda estão previstas oficinas e encontros nacionais.

Matérias Relacionadas