Logo CNA

Maranhão

Jovens de Açailândia são contratados por empresa parceira após capacitação pelo Senar
A C3 A7ai com jovem aprendiz

Jovens de Açailândia são contratados por empresa parceira após capacitação pelo Senar

20 de dezembro 2018

Por: Ascom/Senar-MA

Catorze jovens capacitados por meio do programa Aprendizagem Rural (Jovem Aprendiz Rural) do Senar, foram contratados pela empresa JS Florestal, em Açailândia. O anúncio foi feito ao fim do curso de silvicultura durante a entrega de certificados pela coordenadora do Programa e da área de Promoção Social do Senar, Yolanda Gomes e pelo Gestor de Contratos da empresa parceira, Carlos Alberto Moço Júnior.

Os novos empregados da J. S. Florestal participaram durante um ano do programa no curso de silvicultura, tendo como sede a própria empresa, que aliou a teoria à prática e absorveu todos aqueles que se mantiveram com boa performance até o final do curso.

A J. S. Florestal tem como sua principal função atender produtores rurais em serviços de gestão florestal, envolvendo empresas que desenvolvem esse tipo de serviço no setor agropecuário da região. No município de Açailândia, a empresa encontra-se atuando desde 2004.

No que se refere à contratação dos novos talentos, o gestor da J.S. Florestal acredita que o aprendiz da empresa faz com que se busque cada vez mais profissionais empenhados em garantir a continuidade ao trabalho.

“Por isso, a importância do programa Jovem Aprendiz do Senar, que dá aos alunos a chance de aprender uma profissão, ao mesmo tempo que os absorve na sua equipe de trabalho”, ressaltou Carlos Moço Júnior, responsável pela contratação dos novos profissionais.

Para ele, mesclar jovens aprendizes com a mão de obra mais experiente, vem sendo a receita da prosperidade e continuidade nos diversos setores da empresa, que passam agora a ser distribuídos nas áreas de saúde e segurança, auxiliar administrativo, contábil, financeiro, recursos humanos e manutenção. Percebe-se, desde já, o comprometimento desses jovens com os resultados e com as normas da empresa.

Etapas

A turma iniciada no ano passado, incluiu jovens que participaram das etapas: teórica e prática. Esta última, realizada nas instalações da instituição. O Senar, dentro desse programa, mantém parceria ainda com instituições como: Santa Izabel Alimentos (Paço do Lumiar), SLC Agrícola, (Balsas) e Natoro Alimentos (Balsas), nas quais tem atualmente três turmas em andamento. Três formandos da última turma da Santa Izabel foram contratados.

O programa Aprendizagem Rural é desenvolvido pelo Senar desde 2001. Até agora, centenas de jovens foram lançados no mercado de trabalho, capacitados pela entidade, que tem como principal objetivo, preparar os jovens de idade entre 14 a 24 anos para encarar de frente essas oportunidades surgidas dentro do setor rural maranhense.

“A importância deste programa no estado é contribuir com a profissionalização dos jovens e a efetivação deles no mercado de trabalho”, destacou Yolanda, responsável pelo programa em todo o Maranhão, enfatizando o papel do Senar enquanto instituição que se preocupa com a capacitação de jovens, para atuarem junto às empresas rurais do Estado.

Matérias Relacionadas