Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Já pensou em plantar frutas em vasos? Senar/MS oferece capacitação para cultivo de espécies em pequenos recipientes
Frutas Vaso

5 de agosto 2020

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação

Técnica possibilita plantio de frutas para consumo e uso ornamental ou medicinal, além de um melhor aproveitamento de espaços e fácil manejo.

Será possível cultivar frutas em vaso? A resposta é sim e o Senar/MS oferece capacitação! A frutífera plantada em um recipiente pode ter a finalidade para consumo, uso ornamental ou medicinal. Entre os benefícios desta forma de cultivo estão o melhor aproveitamento do espaço da área urbana e mais facilidade no manejo. Esse é o assunto da editoria ‘Educação no Campo’ desta quarta-feira (05).

Quem responde a nossa pergunta é o instrutor do Senar Mato Grosso do Sul, Carlos Crestani. “Todas as espécies são fáceis de cultivar. É importante destacar as opções com enxerto, que é a técnica utilizada para inserção do broto na terra, e lembrar que tudo vai depender da fruta escolhida e do método específico utilizado”, explica.

Algumas espécies são mais adaptáveis ao recipiente, mas é fundamental considerar pontos, como o porte da planta, dando preferência às espécies com poucas raízes e menor necessidade de poda. Entre as mais ‘tranquilas’ no desenvolvimento em vasos estão abacaxi, acerola, amora, figo, goiaba, jabuticaba, além dos citrus como laranja japonesa e a romã está.

O instrutor do Senar/MS, Lucas Teixeira, ressalta que as plantas de vaso têm produção limitada, mas atende a preferência de quem cultiva. “Optar por essas frutíferas traz inúmeras possibilidades. Além de ornamentar o ambiente, é terapêutico e rende frutos exclusivos, que muitas vezes não são encontrados facilmente no mercado”.

No vaso, as exigências técnicas de manejo são maiores, por isso é importante um conhecimento na área. “Principalmente com adubação, já que a planta tem sistema de radicular restrito e isso exige atenção especial. Outro cuidado é com a poda e irrigação, que devem ser equilibradas, não pode ser em excesso nem escassez. A escolha da muda, do recipiente, dos insumos, como materiais para preenchimento e drenagem dos vasos, além dos substratos, tudo pode influenciar”, complementa Teixeira.

O Senar/MS possui em seu potfólio cursos específicos da fruticultura, entre eles o de plantio e manejo de pomar para cultivo de abacaxi, uva, maracujá, frutas em vasos, entre outros. Para saber mais, procure pelo Sindicato Rural do seu município. No site senarms.org.br você confere todas as ações para esta cadeia produtiva.

Fruticultura também foi o tema da live dessa terça-feira (04). Se você perdeu assista o vídeo na íntegra.

Acompanhe o mercado de frutas no estado. Leia a matéria da editoria #MercadoAgropecuário publicada na segunda-feira (03).

Matérias Relacionadas