Logo CNA

Integrantes da Rede CNA Jovem participam de congresso internacional
I K Fwp Dj F X2

Youth Agribusiness Movement International (YAMI) aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, em São Paulo

11 de outubro 2019
Por Senar
Por CNA

Brasília (11/10/2019) – Uma comitiva de quase 30 integrantes da Rede CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças do setor agropecuário do Sistema CNA/Senar, participou nos dias 8 e 9 de outubro, do Youth Agribusiness Movement International (YAMI), em São Paulo.

O objetivo do evento, destinado aos jovens do agro entre 18 e 30 anos, foi debater temas como inovação, tendências de mercado, startups, empreendedorismo e sucessão familiar, além de estimular ideias e buscar soluções para o futuro do setor.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, afirmou que o grande desafio é ter mais jovens capacitados liderando o campo. “Hoje o processo educativo do Senar é completo e os jovens podem contar com essa grade de cursos e programas como uma ferramenta fundamental que irá prepará-los para essa liderança”.

A coordenadora do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, afirmou que fizeram parte da comitiva o grupo vencedor de 2019, composto por 10 jovens, e egressos das edições de 2014, 2016 e 2019.

“A participação no YAMI foi parte da premiação do grupo vencedor. A ideia era dar a eles algo concreto para que pudessem ter contato com temas e abordagens atuais do setor, além de cases de sucesso do agro para assim, ajuda-los a colocar seus projetos em prática. O congresso também foi uma grande oportunidade de reencontro entre eles”.

Integrantes da Rede CNA Jovem visitam estande do Sistema CNA/Senar no Congresso das Mulheres do Agro

A líder do grupo vencedor e ganhadora individual do CNA Jovem 2019, Carine Babick, de Itapiranga (SC), disse que hoje os jovens estão no agro não por necessidade e sim porque gostam.

“Meus pais trabalharam no campo porque não tinham alternativas na época. Eu trabalho porque gosto, assim como amigos e familiares que estão na sucessão familiar e veem nisso uma grande oportunidade de renda e qualidade de vida”.

Sobre o YAMI, ela destaca: “Nos vemos representados. Percebemos que não estamos sozinhos no mundo e que estão estimulando a participação dos jovens e nos vendo como parceiros para trazer novas ideias, novas formas de fazer o que já vem dando certo por anos”.

Grupo vencedor do CNA Jovem 2019

O grupo vencedor apresentou o projeto Sustentar.e: conectando experiências, uma plataforma que por meio da internet comunica ao consumidor as informações da propriedade rural, que são comunicadas apenas entre o produtor rural e o técnico de campo.

Para a agrônoma e integrante do grupo vencedor, Keyvilla Aguiar, o CNA Jovem foi uma oportunidade de fazer networking com pessoas de várias regiões do país. “Os líderes do agro são importantes para manter o jovem no campo. Precisamos valorizar o produtor e rejuvenescer o agro”, disse.

Nos dois dias de evento, a comitiva da Rede CNA Jovem aproveitou para visitar o estande do Sistema CNA/Senar no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. O grupo degustou e votou no melhor chocolate do Prêmio Brasil Artesanal e conversou com o presidente da CNA, João Martins.

Jovens conversam com o presidente da CNA, João Martins

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: André Martins
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas