Logo CNA

Instituto CNA e Universidade de São Paulo lançam livro Agro 4.0
Livro AGRO4 0

Publicação traz conteúdos sobre o uso de tecnologias no campo e desafios

7 de julho 2023
Por Instituto CNA

Brasília (07/07/2023) – O Sistema CNA/Senar, por meio de seu Instituto, e a Universidade de São Paulo (USP) lançaram o livro “Agro 4.0: Fundamentos, realidades e perspectivas paro o Brasil”. A publicação aborda o uso de tecnologias no setor agropecuário e os desafios para a ampliação da digitalização no campo, com sustentabilidade.

O livro reúne temas como segurança alimentar, sustentabilidade, irrigação e gestão da água, que são objeto de reflexão de profissionais que atuam no setor e em centros de pesquisa. A publicação mostra que, apesar das dificuldades e desafios em implementação, a transformação digital na cadeia agroindustrial será fundamental para a economia do país e do mundo.

A abertura do livro conta com a palavra do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e do pró-reitor adjunto de Inovação da USP, Raúl González Lima. A publicação é composta por 17 capítulos que abordam de forma ampla o Agro 4.0 no Brasil, desde os conceitos básicos até a discussão em torno dos caminhos futuros.

A diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, é colaboradora de um dos capítulos da publicação, juntamente com o professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, sobre o tema “Agropecuária brasileira, o equilíbrio ambiental e os desafios da segurança alimentar global”.

Para Mônika, “a transição digital no campo é um processo de grande relevância para o futuro da produção sustentável de alimentos, fibras e energias renováveis”.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, também contribuiu para o livro em um capítulo sobre a inovação e a sustentabilidade como pilares de posicionamento do agronegócio brasileiro para o mundo.

O capítulo sobre a assistência técnica no contexto do Agro 4.0 foi escrito pelos colaboradores da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes de Oliveira, Rafael Diego Nascimento da Costa e Julia Carolina Barros de Deus.

O coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira, é um dos organizadores do livro e um dos autores do capítulo sobre reflexões e caminhos futuros do Agro 4.0.

Entre os organizadores do livro estão o professor titular da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) e coordenador do GAESI, Eduardo Mario Dias, o professor titular da Esalq-USP, Durval Dourado Neto, Maria Lídia Rebello Pinho Dias Scoton (GAESI/EPUSP), Isabela Mendes Gaya Lopes dos Santos (ABDI) e José Henrique Videira Menezes (EMBRAPII).

Conheça o livro

Assista ao vídeo disponível no Youtube do Sistema CNA/Senar

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte