Logo CNA

Instituto CNA debate registro de tratores e máquinas na plataforma ID Agro
Whats App Image 2023 08 03 at 14 25 15

Reuniões para discutir o tema com as federações estaduais e sindicatos rurais aconteceram nos dias 2 e 3 de agosto

4 de agosto 2023
Por CNA
Por Instituto CNA

Brasília (04/08/2023) – O Instituto CNA e representantes de federações estaduais de agricultura e pecuária e sindicatos rurais se reuniram, nos dias 2 e 3 de agosto, para debater os aspectos legais e operacionais do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) e da plataforma ID Agro Máquinas.

O Renagro, instituído pelo Decreto 11.014/2022, entrou em vigor em setembro do ano passado e é obrigatório para tratores e máquinas agrícolas fabricados após 2016 que trafeguem em vias públicas. O registro dispensa a necessidade de emplacamento e licenciamento desses veículos.

Para auxiliar os produtores rurais no processo de registro, o Instituto CNA, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, desenvolveu a plataforma ID Agro Máquinas, que está disponível para download gratuito no Google Play e App Store. Saiba mais .

A partir de setembro deste ano, agentes públicos que tratam do trânsito de tratores e máquinas agrícolas em vias públicas vão iniciar as ações de orientação e fiscalização no país. Diante disso, o Instituto CNA promoveu as reuniões para esclarecimento de dúvidas, alinhamento e levantamento de sugestões para aprimoramento do sistema.

Imagem

“As reuniões foram muito importantes para que o Sistema CNA/Senar esteja familiarizado com as exigências, e as formas de fazer o registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas que trafegam em vias públicas. Foi possível tirar dúvidas e recolher sugestões para o aperfeiçoamento da plataforma do ID Agro Máquinas”, afirmou a diretora executiva do ICNA, Mônika Bergamaschi.

Acompanharam os encontros o diretor executivo adjunto do ICNA, Matheus Ferreira, o coordenador da Assessoria de Inteligência Estratégica do ICNA, Diego de Oliveira, e o assessor técnico Allan Ribeiro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte