Mato Grosso

21/05/2021

Instituto AgriHub oficializa criação da Rede de Inovação e Investigação Meteorológica

Por: Ascom Famato Fonte: Ascom Famato

O comitê da Rede de Inovação e Investigação Meteorológica (RIIMT) foi oficialmente criado esta semana (18/05) com o objetivo de buscar soluções para um dos principais desafios dos produtores rurais de Mato Grosso: a falta de precisão na previsão climática. A rede é uma iniciativa do Instituto AgriHub, ligado ao Sistema Famato.

“O Instituto AgriHub deu um importante passo na organização da cadeia que possibilitará construir soluções aos desafios do produtor, em especial para a melhorar a previsão climática.”, disse o diretor executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidonio.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, fez a abertura do encontro que teve a participação de representantes de instituições públicas e privadas, Sistema Famato, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Amaggi, que vão compor o plenário do comitê.

As instituições participarão das tomadas de decisões que irão pautar projetos desta temática. Dentre os trabalhos está o projeto piloto do RIIMMT, financiado pelo Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT) que entra em fase de implantação em junho deste ano, onde serão implementados modelos de serviços e tecnologias para previsão climática. O aporte financeiro é de R$ 2 milhões.

Otávio Celidonio disse que o projeto pode possibilitar aos produtores programar as atividades do dia a dia como as pulverizações e a colheita, assim como na estimativa do volume de chuva acumulado por hectare, com mais precisão do que os métodos tradicionais. “A primeira coisa que o agricultor quer saber é se choveu e o quanto choveu”, pontuou Celidonio.

A validação e o estabelecimento de parâmetros técnicos para balizar a contratação de serviços ou compra de equipamentos relacionados à rede e identificação de oportunidades de parceria com entidades que possam contribuir no desenvolvimento de ações, também estão entre as prioridades do comitê da RIIMT.

Veja também