Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Início da Soja 22/23: entenda os impactos da produção de grãos na rotina do sul-mato-grossense
CAPA

Início da Soja 22/23: entenda os impactos da produção de grãos na rotina do sul-mato-grossense

16 de setembro 2022

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Na data em que a safra do grão para o próximo ciclo será lançada, consultora técnica do Sistema Famasul analisa evolução da soja e do milho no estado.

A safra da soja 2022/2023 começa nesta sexta-feira (16) e a consultora técnica do Sistema Famasul, Tamíris Azoia, mostra como a produção de grãos impacta positivamente na vida dos sul-mato-grossenses. Esse é o tema da série #TransformandoVidas desta semana.


“O Valor Bruto de Produção Agropecuária de Mato Grosso do Sul no ano passado foi de R$ 77 bilhões. Desse total, 57% são referentes à produção de soja e milho. E os impactos positivos dessa produção podem ser sentidos de diferentes formas, como na arrecadação de impostos, em que toda sociedade acaba se beneficiando, e na geração de empregos diretos e indiretos. Tudo isso reflete nas nossas vidas, por sermos um estado produtor”, detalha Tamíris.

Quando o assunto é referência nacional, Mato Grosso do Sul sempre se destaca no desenvolvimento das cidades produtoras de grãos.

“No ano passado, dos 20 maiores Índices de Desenvolvimento Agropecuário [IDH] dos municípios, quatro são de Mato Grosso do Sul. Pegando a média estadual, somos o primeiro no ranking. Isso demonstra a importância da atividade agrícola para MS. Os maiores IDHs do estado, tirando o da capital, são de municípios que tem a agricultura como base no seu desenvolvimento econômico”, ressalta a consultora técnica.

Além dos ganhos de emprego, renda e desenvolvimento, ainda existem os ganhos ambientais que a atividade proporciona, como na recomposição de áreas degradadas e na conservação das áreas de preservação dentro das propriedades.

Para manter o produtor rural informado sobre técnicas, mercado e a pujança dos grãos em Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul tem diversas ferramentas e oportunidades.

“A Famasul e Aprosoja MS publicam toda semana um boletim de acompanhamento das safras. Além disso, o Senar/MS tem cerca de 60 cursos no seu portfólio, voltados à produção e capacitação para soja e milho, e ainda o programa de Assistência Técnica e Gerencial Agro Plus. Então é importante que a gente divulgue e difunda essas informações do quão positivo e importante é a atividade no nosso estado, porque a cadeia produtiva de soja e milho transforma e continua transformando muitas vidas”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo” .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu