Paraná
Indicados pelo SENAR-PR recebem prêmio Produtor Rural 4.0

Concurso foi realizado no Agrobit Brasil, evento sobre inovação e tecnologia no campo que contou com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR
O Agrobit Brasil promoveu uma premiação para reconhecer produtores rurais que utilizam inovação e tecnologia em suas atividades agropecuárias. Dentre os nove premiados, seis foram indicados pelo SENAR-PR. No total, concorreram 67 candidatos dos Estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“O resultado dessa premiação de- monstra a relevância do agronegócio paranaense no cenário nacional e também ratifica a importância do trabalho do SENAR-PR na profissionalização do setor, independentemente do tamanho da propriedade. A entidade reconhece o potencial do Estado para inovação no agronegócio e, cada vez mais, oferta capacitações nesse sentido, incentivando o uso de tecnologias e outras ferramentas que vão ao encontro de uma Agricultura 4.0”, destaca Arthur Piazza Bergamini, gerente do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/ SENAR-PR.
O prêmio Produtor Rural 4.0 foi concedido durante a 4ª edição do Agrobit Brasil, realizada nos dias 9 e 10 de novembro, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR. O evento fomentou a tecnologia e a sustentabilidade para a criação de soluções de excelência e inteligência competitiva.
Premiados
Na categoria Pequena Propriedade (entre um e quatro módulos fiscais), de 17 produtores indicados, foram premiados os paranaenses Gilmar Marcelo de Paula, do Sítio De Paula (1º lugar); Rosana Aparecida Gabardo Pallu, do Sítio São Francisco de Sales (2º lugar); e José Amilcar Pastuch, do Sítio São José (3º lugar).
Dos 18 produtores concorrendo na categoria Média Propriedade (entre quatro e 15 módulos fiscais), a segunda colocação ficou com Maiquel Alberts, da Agropecuária Alberts. Em Grande Propriedade (acima de 15 módulos fiscais), entre 32 indicados, Ely Germano e José Bento Germano, da Fazenda Mutuca; e Tábata Ribeiro de Melo Stock, da Fazenda Rio do Pedro, levaram medalhas de prata e de bronze, respectivamente.
A iniciativa do Agrobit Brasil busca identificar processos, serviços ou produtos que contribuem de forma efetiva no aumento da produtividade e redução de custos de produção no campo. Por meio do reconhecimento da contribuição destes produtores rurais, a proposta da premiação é fortalecer a rede de inovação e tecnologia no agronegócio e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de multiplicar os resultados alcançados. A escolha dos vencedores foi baseada em critérios de sustentabilidade, produtividade, inovação, aumento da eficiência na produção devido à gestão inovadora e uso de tecnologias no campo, respeito ao meio ambiente, ética, responsabilidade com a cadeia produtiva, geração de valor, integração da cadeia, sequestro de carbono e rastreabilidade.

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

Pedro Lupion assume FPA diante de desafios para o setor rural
No evento de posse em Brasília, comitiva da FAEP reforçou as pautas de interesse dos produtores rurais do Paraná

Encontro foca na mobilização do sistema sindical rural
Sistema Faep/Senar-PR realizou 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais, com vistas a ampliar o acesso de capacitação aos produtores do Paraná

Caos na BR-277 pode gerar prejuízo de R$ 600 mi no escoamento da soja do Paraná
Projeção do Sistema FAEP/SENAR-PR considera o frete mais alto para transportar a oleaginosa até o Porto de Santos