Logo CNA

Acre

Inclusão é tema central de treinamento inédito no Estado promovido pelo Senar - Acre

6 de junho 2019

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - AC)

Teve início na manhã desta quarta-feira (5) o Treinamento Apoena, promovido pela primeira vez no Estado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre). Com carga horária total de 24 horas, a atividade é baseada na premissa da Acessibilidade Atitudinal, com o principal objetivo de sensibilizar os agentes do Senar – Acre para a educação inclusiva promovida nos municípios.

Apoena1

O treinamento, que segue até o dia 7 de junho, possui um total de 20 participantes, entre instrutores, mobilizadores e outros agentes do Senar – Acre, que atuam nas ofertas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) nos municípios acreanos.

Apoena2

Para ministrar o Apoena à Regional Acreana, foi enviada pelo Senar – Central (Brasília – DF) a instrutora Renata Rubira. De acordo com Renata, esta já é uma demanda crescente em todo o país, e que o Apoena vem para contribuir com esse olhar para as pessoas que realmente precisam de assistência especial.

Apoena3

“Tentamos conscientizar os participantes sobre a vivência das Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) e Pessoas com Deficiência (PCD), já que é através dos mobilizadores e dos instrutores que as ofertas do Senar em todo o Brasil são promovidas nos municípios. Este também é um treinamento muito humanitário, pois os participantes começam com uma visão e saem com outra completamente diferente. No conteúdo programado, estão tópicos como estereótipos, aspectos legais, e conceitos de inclusão”, destacou Renata.

Apoena4

Para a instrutora Rocilany Souza, que já atua na área há 8 anos, o Apoena fortalece ainda mais o contato com as comunidades rurais: “Nos traz um conhecimento de como nos ajustar às necessidades do outro. Quando eu estiver recebendo PNEs e PCD, estarei mais preparada. Já tive essa experiência durante a ministração de um curso de Pintura em Tecido e Crochê. Deu tudo certo, mas graças ao Apoena, os outros instrutores e eu estaremos mais preparados”.

Matérias Relacionadas