Logo CNA

Mato Grosso

Imea apresenta resultados do projeto Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso
DSC 0001

o projeto produz dados de análise de mercado

29 de agosto 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apresentou, na terça-feira (29.08) os resultados do custo de produção e a rentabilidade das principais cadeias produtivas do estado para a safra 2023/2024. Os dados são oriundos do projeto Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso, realizados pelo Imea juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O evento foi conduzido pela gestora de Desenvolvimento Regional do Imea, Vanessa Gasch, e realizado no auditório da Famato, com transmissão simultânea pelo canal do instituto no YouTube.

“O Imea é, hoje, um instituto muito demandado não só dentro de Mato Grosso, mas a nível de Brasil e até internacionalmente. Nós sabemos o quanto as pessoas, empresas e órgãos relacionados ao agro querem saber o que o Imea tem a mostrar. Gostaria de parabenizar também toda a equipe do Imea por esse belo trabalho que eles fazem aqui”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, durante a abertura do evento.

Em sua 8ª edição, o projeto Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso produz dados de análise de mercado e resultados econômicos da agricultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura, piscicultura, gergelim, feijão, cana-de-açúcar e eucalipto.

Os custos de produção e rentabilidade são resultados do acompanhamento dos painéis modais realizados in loco com os produtores rurais todos os anos, nas principais regiões do estado.

“O objetivo é servir de parâmetro econômico, de modo a subsidiar a tomada de decisão do produtor rural e os agentes de mercado, além de incentivar a adoção de novas tecnologias e sistemas de produção eficientes”, pontuou o superintendente do Imea, Cleiton Gauer.

Em relação à agricultura (soja, milho e algodão), os dados apresentados dizem respeito à oferta e demanda; evolução da comercialização e dos preços; custo de produção e receita bruta; comercialização de insumos; relação de troca com insumos; ponto de equilíbrio e rentabilidade.

Quanto à bovinocultura de corte e de leite, foram apresentados dados relacionados à distribuição e evolução do rebanho, abate de bovinos, intenção de confinamento, exportação e principais destinos da carne, captação de leite, custo de produção e lucratividade.

No que tange à suinocultura, piscicultura, gergelim, feijão, cana-de-açúcar e eucalipto a foram apresentadas informações como: comparativo de abate de suínos, exportação de carne suína, custo de produção e análise de rentabilidade.

Todos os dados apresentados foram compilados em um e-book que está disponível no site do Imea. Clique aqui para ter acesso .

Matérias Relacionadas