Logo CNA

ICNA participa de seminário sobre segurança alimentar
Seg alimentar MP RS1

Evento promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul abordou rastreabilidade e análise de risco

19 de outubro 2018
Por Instituto CNA

Brasília (19/10/2018) – O Instituto CNA participou na sexta (19), em Porto Alegre, do “5º Seminário de Segurança Alimentar: rastreabilidade e análise de risco”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento buscou fortalecer a integração entre os órgãos públicos e entidades civis organizadas, além de capacitar servidores sobre os sistemas de inspeção e a atividade de fiscalização de alimentos, assim como as medidas a serem adotas para a criação desses serviços e as boas práticas agrícolas e rastreabilidade.

André Sanches

O secretário executivo do Instituto CNA (ICNA), André Sanches, e o coordenador técnico, Carlos Frederico Ribeiro, participaram do painel "Segurança Alimentar e Rastreabilidade (Vegetal)”. Eles apresentaram o sistema de rastreabilidade vegetal que está sendo desenvolvido pelo ICNA para algumas culturas de legumes e frutas.

“Foi extremamente salutar para quebrarmos um pouco essa ideia nociva e errada de que o setor produtivo é desorganizado, não é preocupado com qualidade e com o meio ambiente, além de fazer uso indiscriminado de produtos”, afirmou Sanches.

Segundo o secretário executivo do ICNA, a receptividade em relação ao projeto piloto foi muito positiva por parte do Ministério da Agricultura, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério Público do RS e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura e Hortaliças da CNA, Eduardo Brandão, também participou do seminário.

“Inclusive recebemos um convite do Sebrae do Rio Grande do Sul para fazermos um piloto de testes do sistema com produtores aqui do estado”, disse Sanches.

Carlos Frederico Ribeiro

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação