Logo CNA

Minas Gerais

Grupo quadruplica faturamento após AgroNordeste

12 de junho 2022

Inseridas em uma realidade não muito favorável e durante a pandemia de covid-19, 27 produtores não desanimaram e entraram para o Projeto AgroNordeste. Após dois anos, comemoram o sucesso da empreitada, que garantiu conhecimento, lucro e oportunidades.

O grupo, inserido na região de Itaobim e Ponto dos Volantes, também participou de seis cursos de capacitação continuada e de um Dia de Campo com mais de 250 participantes, que impactou toda a zona rural dos municípios. “Uma reação em cadeia que trouxe informação, tecnologia e lucratividade”, disse o gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

Grupo quadruplica faturamento apos Agro Nordeste Itaobim e Ponto dos Volantes MG maio 2022 1

Apresentação dos resultados do grupo

O técnico de campo William Primo conta que o grupo iniciou o programa com uma média de margem de fluxo de caixa negativa de - R$ 17.877,07 e, após a conclusão do atendimento, começou um novo ciclo com saldo positivo de R$ 58.143,37. Ou seja, além de “sair do vermelho”, quadruplicou o faturamento.

De acordo com William, os números estão intimamente ligados ao aumento de produção de volumoso nas propriedades, ao aperfeiçoamento do manejo nas pastagens (irrigadas ou de sequeiro) e na dieta definida para os animais. “Esses dois anos serviram para ‘arrumar a casa’, estimular um caminho mais sustentável para o negócio e, claro, apresentar ao produtor um trabalho também gerencial”.

Mudança

De acordo com o produtor Rogerlan André Lemes, da Fazenda Coração Azul, “a parte ruim do ATeG é que ele acaba”. O produtor conta que “ficou deslumbrado com o Sistema FAEMG” e quer participar de mais programas. Não por acaso, os números alcançados na sua propriedade são motivadores. O produtor saiu de uma produção de 50 litros de leite para 250 litros de leite, aprendeu mais sobre agricultura e aperfeiçoou a gestão do negócio.

Grupo quadruplica faturamento apos Agro Nordeste Itaobim e Ponto dos Volantes MG maio 2022 2

“Sou contador e já colocava tudo na ponta da caneta. Mesmo assim, consegui captar mais informações sobre a parte gerencial da fazenda. Além disso, o técnico me mostrou que, antes de ser pecuarista, precisava aprender a fazer comida para o gado”, relembrou.

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Jequitinhonha, Ernani Nepomuceno, elogiou a eficiência da ATeG. “O programa tem sido extremamente bem aproveitado na nossa região, ajudando muitos produtores com técnicas e noção sobre gerenciamento nas propriedades. Isso tem possibilitado resultados positivos que melhoram a qualidade de vida no campo, aumentam a produção de leite e, consequentemente, a receita da fazenda. O nosso sindicato é grato pela oportunidade de participar e não deixa de mencionar a atuação dos técnicos, que têm colaborado com as propriedades, não só as de atividade leiteira, mas também as de fruticultura e outras cadeias”.

Grupo quadruplica faturamento apos Agro Nordeste Itaobim e Ponto dos Volantes MG maio 2022 3

“Mostrar resultados é essencial para manter a credibilidade do Sistema FAEMG e estimular produtores e produtoras. Não há resultado sem comprometimento, e os nossos casos de sucesso estão relacionados sempre a essa postura. Esperamos que as propriedades continuem com o trabalho e que a melhoria seja contínua. Dentro do Sistema FAEMG, oferecemos inúmeros cursos e capacitações que podem agregar ainda mais. Não há limite para o conhecimento”, concluiu Luiz Rodolfo.

AgroNordeste

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Sistema CNA/SENAR. Em Minas Gerais, o AgroNordeste é desenvolvido pelo Sistema FAEMG em parceria com os Sindicatos Rurais. O grupo também contou com a parceria da ANATER.

Matérias Relacionadas