Grupo da ATeG Fruticultura aperfeiçoa conhecimentos práticos em propriedade rural de Pedras Grandes

Visita técnica foi feita na propriedade rural do produtor Joacir Cittadin Barbosa na comunidade de Alto Pedrinhas

2 de abril 2025
Compartilhe:
CNA IMAGEM PRINCIPAL10

MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Um grupo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura do sul catarinense fez uma visita técnica na Propriedade rural do produtor Joacir Cittadin Barbosa na comunidade de Alto Pedrinhas, no município de Pedras Grandes (SC). A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Tubarão.

O evento reuniu cerca de 60 pessoas e foi conduzido pelo técnico de campo Alex Longo Barbosa, com o acompanhamento do supervisor técnico Pablo Ambrósio e da supervisora regional Sueli Rosa. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Maicon Reis, e o secretário da Agricultura de Tubarão, Marcos Savi Mondo.

Durante a abertura das atividades, o presidente Maicon destacou a importância da ATeG para o fortalecimento do setor. “Os Dias de Campo são ferramentas fundamentais para reunião dos produtores atendidos pela ATeG, ou seja, representam uma forma mais efetiva para a transferência de conhecimentos, além da troca de informações e ideias entre os próprios produtores. Realizamos com frequência eventos como esse, de forma itinerante, variando as propriedades visitadas, de maneira que haja o conhecimento, na prática, das diversas realidades existentes do grupo ATeG Fruticultura”.

Para a supervisora Sueli, o evento foi riquíssimo com apresentação de resultados e ampliação de conhecimentos que fortalecem ainda mais o desenvolvimento dos produtores rurais.

Alex Barbosa, que conduziu os trabalhos a campo, apresentou os expressivos resultados obtidos. A programação também contemplou palestra ministrada pelo técnico da Cidasc, Matheus Fraga, que abordou a “Utilização de defensivos agrícolas e sua legislação no maracujá”.

ATEG FRUTICULTURA

A ATeG Fruticultura auxilia na evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural e promove a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção com respeito ao meio ambiente. Além das visitas de técnicos nas propriedades, a iniciativa inclui Oficinas Técnicas e Dias de Campo para vivências práticas e novos conhecimentos.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a Assistência Técnica e Gerencial é de extrema relevância para uma gestão eficiente e para o desenvolvimento sustentável da produção. “A ATeG ajuda a definir estratégias para o desenvolvimento da propriedade rural, promove a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais, o que consequentemente aumenta a eficiência, a competitividade, a sustentabilidade e a renda dos produtores atendidos”.

 Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

·        Site: https://bit.ly/faescsenar      

·        Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc      

·        Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar      

·        Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar      

·        YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar      

·        Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/