Logo CNA

Governo atende CNA e entidades do setor leiteiro e tira tarifa zero para importação de muçarela de fora do Mercosul
Whats App Image 2022 05 12 at 11 01 21

Medida foi publicada no Diário Oficial da União

12 de maio 2022
Por CNA

Brasília (12/05/2022) – O Governo Federal atendeu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e entidades do setor leiteiro, que somaram esforços para eliminar a isenção tarifária para importação de queijo muçarela de fora do Mercosul. Com a decisão publicada nesta quinta (12), no Diário Oficial da União ( Resolução nº 341/2022 do Gecex ), volta a valer a tarifa de 28% para o produto.

Em março, a alíquota foi zerada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), sob a justificativa de conter o movimento inflacionário no Brasil, mas o governo alegou que não houve importações significativas do produto.

A medida tomada há dois meses fez com que a cadeia atuasse em conjunto desde então, junto ao governo e à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), para conter o agravamento da crise no segmento e minimizar o movimento de abandono da atividade leiteira ante as margens estreitas enfrentadas na conjuntura dos últimos anos.

A Confederação argumentou que a isenção tarifária favorecia a competição desleal com países que aplicam pesados subsídios à produção, incorrendo em perda de competitividade do produto nacional e trazendo expressivos prejuízos aos produtores brasileiros diante da entrada, no Brasil, de produtos lácteos vindo de países de fora do Bloco Sul-americano.

Para a CNA, uma série de outras medidas podem ser adotadas para combater a inflação sem prejudicar a produção nacional, especialmente via redução dos custos de produção nas propriedades.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas