Notícias
Frutas produzidas no Norte de Minas são exibidas em Berlim
A Abanorte, Associação dos Produtores de Banana do Norte de Minas, levou a Alemanha este ano, para exposição e negócios, as frutas com o Selo Região do Jaíba
A Abanorte, Associação dos Produtores de Banana do Norte de Minas, levou a Alemanha este ano, para exposição e negócios, as frutas com o “Selo Região do Jaíba”. As frutas com alto padrão de qualidade foram mostradas durante a Fruit Logística 2016, a maior feira de hortaliças e frutas frescas do mundo realizada na cidade de Berlim em fevereiro, com a participação de milhares de produtores de mais de 100 países.
Participam do programa de produção de frutas “Selo Região do Jaíba” 18 produtores dos municípios de Janaúba, Jaíba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Verdelândia, Matias Cardoso e Itacarambí. Eles seguem um alto padrão de qualidade na produção de manga palmer, limão taiti, banana prata e mamão formosa selecionados com o objetivo de levar a produção ao mercado internacional, onde o valor pago é de cerca de 30% a mais que no mercado nacional. Atualmente são exportados a manga e o limão para países europeus.
Para a gerente executiva da Abanorte, Ivanete Pereira, que participou da feira em Berlim, o grau de qualidade dos produtos apresentados é muito alto e quem quiser exportar tem que seguir este padrão, pois os importadores e consumidores europeus e asiáticos são muito exigentes com o que compram e consomem - e estes são mercados em potencial para as frutas do Norte de Minas.
Ainda, segundo Ivanete, para valorizar mais a qualidade das frutas produzidas no Norte de Minas, os produtores precisam melhorar em alguns aspectos, como na capacitação da mão de obra, boas práticas e qualidade na produção e aumento da produtividade, dentre outras.
“Para isso, estamos buscando uma maior parceria com o SENAR Minas e Inaes, entidades que vêm nos auxiliando ao longo dos anos com o objetivo de melhorar a produtividade, padronizar os nossos produtos, certificá-los e concorrer no mercado internacional de igual para igual com produtores de outras regiões do país, que também trabalham visando o mercado internacional".
Selo Região do Jaíba
O selo é pioneiro no Brasil e foi criado pelo Sebrae para a Abanorte. Os produtores são identificados com um QR Code, que funciona como um código de barras e pode ser lido com um celular, onde o consumidor terá informações como a história de quem cultiva, local de plantio e data da colheita.
Segundo estimativas da Abanorte, são produzidas na região 500 mil toneladas de banana, 90 mil de manga, 80 mil de mamão e 50 mil de limão por ano e só a manga e o limão são exportados. Agora as expectativas de exportação para a banana e mamão também são boas, pois os compradores que visitaram os estandes da Abanorte em Berlim gostaram do que viram.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br